Mais de 3 mil declarações estão retidas na malha | aRede
PUBLICIDADE

Mais de 3 mil declarações estão retidas na malha

Mesmo com um crescimento no número de declarantes houve uma redução de declarações retidas

Gustavo Horn alerta que contribuintes confiram o extrato da declaração
Gustavo Horn alerta que contribuintes confiram o extrato da declaração -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mesmo com um crescimento no número de declarantes houve uma redução de declarações retidas 

Após a liberação da consulta ao último lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), a Receita Federal do Brasil divulgou um balanço do número de declarações retidas na malha fiscal. No total, nos 62 municípios abrangidos pela delegacia regional, são 3.058 declarações com algum tipo de pendência, hoje em situação de malha fina. Caso esses contribuintes não façam uma declaração retificadora, ajustando os dados, a Receita fará a análise fiscal, e se constatado indícios de crime fiscal, poderá ser aplicada multa no valor de até 225% sobre o valor devido, além de representação ao Ministério Público Federal. OU então, se o contribuinte garantir que as suas informações prestadas estão corretas, poderão, antecipar essa análise, apresentando os documentos que comprovam sua situação. 

Em relação ao mesmo período no ano passado, houve uma redução no número de pessoas com pendências. Até a mesma data em 2017, eram 3.225, o que mostra uma redução de 5,18% no número de pessoas que podem cair em malha. É uma redução que ocorreu mesmo diante do crescimento no número de pessoas que declararam, próximo de 200 mil. “É uma redução pequena, mas se considerarmos que, ano após ano, colocamos mais paramentos para que a declaração seja analisada, ter reduzindo o número é muito bom, porque conseguimos reter menos declarações mesmo fazendo mais críticas a essas declarações”, explica o auditor fiscal Gustavo Horn. Em maio, eram 8 mil declarações com pendências, o que mostra que cerca de 5 mil saíram da malha por seus próprios meios, principalmente através de retificadoras. 

A recomendação é que todos os contribuintes façam a consulta ao portal e-cac, da Receita Federal, para ver se tudo está correto com a declaração. Para quem está com os dados corretos, mas o sistema da Receita aponta divergências, a recomendação é que essa pessoa agende, a partir do dia 2 de janeiro, a antecipação da malha. “Como a Receita vai intimar os contribuintes, é importante manter o endereço atualizado, porque fazemos o contato com as pessoas”, conclui Horn.

Maioria omitiu rendimentos

Dessas 3.058 declarações em malha, foram 4.128 motivos de retenção. A maior parte delas é a omissão de rendimentos, presente em 2.078 casos. Nesse caso a hipótese é o preenchimento incorreto, mas pode ser que haja casos te tentativas de sonegação. Na segunda aparecem os problemas com o imposto retido na fonte (978 casos), seguido por deduções e outras despesas não médicas, com 600 motivos. Já na quarta posição aparecem as despesas médicas, com problemas identificados em 472 declarações.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE