AMCG discute sobre a Saúde dos municípios | aRede
PUBLICIDADE

AMCG discute sobre a Saúde dos municípios

Associação promove última reunião ordinária de 2018 nesta sexta-feira (9).

Encontro acontece às 10 horas de sexta-feira (9).
Encontro acontece às 10 horas de sexta-feira (9). -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Associação promove última reunião ordinária de 2018 nesta sexta-feira (9).

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promove nesta sexta-feira (9) a última reunião ordinária de 2018. A partir das 10 horas na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg), prefeitos e gestores dos 19 municípios que compõem a entidade seguem debatendo o desenvolvimento regional e as ações que podem ser realizadas em conjunto pelas Prefeituras. O assunto central deste encontro é a Saúde nos municípios. “Passamos o ano todo discutindo como melhorar o atendimento na área da saúde em nossa região. E, felizmente, fechamos 2018 com ótimas notícias. Como a efetivação do Consórcio do Samu”, exulta o presidente da AMCG, o prefeito de Jaguariaíva José Sloboda.

O Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CimSamu) conta com espaço na pauta da reunião desta sexta. O diretor geral Jaime Menegoto Nogueira apresentará a previsão orçamentária do Consórcio para os próximos dois anos. Ainda sem as bases prontas nos municípios, e com poucas ambulâncias entregues pelo Ministério da Saúde, o CimSamu funciona com serviços administrativos. “Por enquanto cobramos das Prefeituras uma taxa de manutenção. Assim que as ambulâncias começarem a rodar, vamos solicitar maior aporte financeiro”, conta Nogueira.

Além do CimSamu, o Consórcio Paraná Saúde – de assistência farmacêutica - compõe a pauta da reunião ordinária da AMCG nesta sexta. O presidente do Consórcio, o prefeito de Balsa Nova Luiz Claudio Costa estará presente para falar dos benefícios das Prefeituras realizarem convênios, via Consórcio, para a compra de medicamentos. “Hoje 397, dos 399 municípios do Paraná já são associados. Apenas Curitiba e Foz do Iguaçu ainda não, mas este último já está com os trâmites prontos para aderir”, conta Costa.

Apesar de quase todos os municípios paranaenses já comporem o Consórcio, o presidente diz que não são todos os serviços disponíveis que são utilizados. “Há três tipos de aplicação de verbas. Via Governo Federal, Estadual e o de recursos próprios das Prefeituras”, explica. Conforme Costa, este último deveria ser melhor utilizado, já que traz economia para os cofres públicos municipais. “Por meio de convênio com o Consórcio Paraná Saúde para a compra de 100% da cartela de medicamentos, os municípios teriam uma grande economia”, explica, destacando ainda, que, quanto mais municípios aderirem mais medicamentos serão comprados via Consórcio, conseguindo assim um preço melhor devido a grandes quantidades adquiridas.

Além do convênio, o presidente do Consórcio apresentará os novos produtos que podem ser adquiridos. “Hoje, além dos medicamentos conseguimos realizar a compra de alguns produtos médicos”, conta, citando a fita que mede a glicemia de pacientes diabéticos.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE