Municípios da região estão entre os que mais geraram emprego | aRede
PUBLICIDADE

Municípios da região estão entre os que mais geraram emprego

Castro, Telêmaco Borba e Carambeí estão entre as 15 cidades que mais aumentaram o número de pessoas empregadas no Paraná

Setor agropecuário é apontado como destaque nos municípios que mais geraram vagas
Setor agropecuário é apontado como destaque nos municípios que mais geraram vagas -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A pujança econômica dos municípios dos Campos Gerais está ilustrada em um levantamento econômico, revelado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) nesta segunda-feira (15). Três cidades estão no ranking das que mais geraram vagas de emprego no Estado do Paraná no acumulado do ano passado. Carambeí, Telêmaco Borba e Castro estão entre os 15 municípios que mais ampliaram o estoque total de trabalhadores na comparação com o ano interior, segundo o levantamento divulgado pelo Departamento, com base nos números da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2017), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O melhor resultado da região dos Campos Gerais foi de Carambeí. Durante o ano passado, o número de trabalhadores empregados com carteira assinada aumentou em 1.515. O estoque total de trabalhadores, que era de 7.891, subiu para 9.406, o que representa uma variação positiva de 19,2%. No ranking paranaense, foi a sexta cidade que mais gerou vagas no Estado, ficando atrás apenas de cidades de maior porte. Um dos motivos para esse resultado, segundo, Márcio Taques, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Carambeí é o investimento feito pelo governo municipal em aperfeiçoamento e qualificação profissional nos últimos anos. “Com isso o nosso município vem crescendo bastante e oferecendo muitos empregos, principalmente na prestação de serviços”, informa.

Em relação ao resultado de 2017 em específico, Taques atribui, em especial ao agronegócio. “Nesse ano, em especial, houveram empreendimentos das cooperativas no município, que geraram uma carga boa de mão de obra. São postos novos que foram abertos, trazendo o resultado positivo. O setor agropecuário tem investido bastante e gerado muito emprego, assim como a indústria madeireira, que é muito forte no município, e a construção civil”, completa. Pela quantidade de vagas ofertadas, muitas pessoas contratadas vieram de outros municípios, por essas vagas não serem preenchidas por moradores da cidade, pelos critérios exigidos.

A cidade da região com a segunda melhor posição foi Telêmaco Borba, o oitavo melhor resultado do Paraná. O número de vagas novas criadas foi de 1.136, o que representa uma média de quase 100 novos postos de trabalho por mês. O estoque de trabalhadores no segundo município mais populoso dos Campos Gerais agora passa de 20 mil (20.107), contra os 18.971 ao final de 2016. Somados os três municípios da região que mais geraram vagas, foram 3.319 novas oportunidades profissionais em 12 meses.

Indicadores poderão crescer 

Com um saldo de 668 vagas positivas, Castro foi o terceiro melhor colocado na região. Em âmbito estadual, foi a 15ª entre as 399 cidades paranaenses. O número total de trabalhadores formais no município passou de 16.825, em 1º de janeiro de 2017 para 17.493 em 1º de janeiro de 2018, em incremento de 3,9%. O prefeito do município, Moacyr Fadel, também atribui o setor agropecuário. “Castro realmente é um municio diferenciado dos outros no Paraná. Ficamos muito felizes com essa informação, só temos que agradecer às empresas e ao setor produtivo que acredita na nossa cidade e continua investindo”, afirma.

E dependendo do resultado das eleições, esse número poderá ser potencializado. “Temos muitas perspectivas para depois das eleições. Temos algumas empresas que nos procuraram, com a notícia de vários investimentos a partir do próximo ano, inclusive internacionais que poderão ser realizados. Mas vai depender muito do resultado das eleições”, reforça o prefeito. 

Líderes estaduais

Cidade                    Novas vagas

Toledo                        4.581

Francisco Beltrão3.878

Dois Vizinhos        3.224

Maringá                2.045

Cascavel                2.014

Carambeí                1.515

Palotina                1.429

Telêmaco Borba        1.136

Pato Branco                1.123

Colombo                892

Pontal do Paraná882

Nova Fátima        871

Cornélio Procópio827

Arapongas                719

Castro                        668

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE