Capela Senhor Bom Jesus será reinaugurada neste sábado | aRede
PUBLICIDADE

Capela Senhor Bom Jesus será reinaugurada neste sábado

Evento faz parte da programação do aniversário de 199 anos de Palmeira e começa às 16h deste sábado com missa celebrada pelo padre Adriano da Levedove

Imagem ilustrativa da imagem Capela Senhor Bom Jesus será reinaugurada neste sábado
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento faz parte da programação do aniversário de 199 anos de Palmeira e começa às 16h deste sábado com missa celebrada pelo padre Adriano da Levedove

Com parceria entre Prefeitura de Palmeira, grupo religioso Legião de Maria e Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) a obra de revitalização da Capela do Senhor Bom Jesus foi concluída. Neste sábado (21) às 16 horas acontecerá uma solenidade de reinauguração oficial. O evento faz parte da programação do aniversário de 199 anos de Palmeira.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizará uma missa na Capela, conduzida pelo padre Adriano da Levedove, onde estarão presentes autoridades municipais e moradores que contribuíram com a causa. A solenidade será aberta ao público. A edificação que foi construída em 1836, serviu como Capela Mortuária e agora restaurada volta a servir à comunidade palmeirense em todos os ofícios religiosos da fé Católica.

A prefeitura que se comprometeu em fornecer os materiais necessários para a obra também contou com apoio da empresa Baston Aerossol que doou tintas, sendo quatro galões de 18 litros da cor branca e três galões de 18 litros da cor azul claro, além de cinco tubos de tinta aerossol da cor dourada. As cores foram determinadas através de levantamentos históricos obtidos com fontes primárias, como antigos moradores e frequentadores, que relataram que as cores citadas eram as quais ornamentavam a Capela do Senhor Bom Jesus.

Já a Legião de Maria em Parceria com o IHGP ficou responsável pelo pagamento da mão de obra para execução da obra, para isso foram realizadas diversas ações como bazares, rifas, doações e coletas. A população teve participação efetiva fornecendo apoio no restauro de certos objetos e pequenos reparos.

De acordo com a presidente do IHGP, Vera Lúcia de Oliveira Mayer, a participação da comunidade foi essencial para a conclusão da reforma. "Portanto, a partir deste sábado a Capela do Bom Jesus poderá novamente receber os devotos em oração ou mesmo os visitantes, sendo aquele espaço, da Praça Getúlio Vargas, uma excelente opção de passeio para o povo palmeirense", comentou Mayer.

Interior da capela e praça

Para garantir uma reinauguração memorável a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas realizou uma força tarefa para revitalização da Praça Getúlio Vargas, que abriga a capela. De acordo com o secretário da pasta, Waldir Joanassi Filho, foram três dias de trabalho que valeram a pena. "Nós realizamos a pintura e troca de madeira dos bancos, pintura e revitalização das lixeiras, pintura dos meios-fios e uma limpeza geral. É uma nova praça", garantiu Joanassi.

Além da reforma estrutural realizada ainda existe previsão para implantação de um novo nicho no altar mor, que dependerá de investimento aproximado de R$ 35 mil. O altar abrigará a imagem do Senhor Bom Jesus. Segundo informações da Secretaria de Cultura o prefeito Edir Havrechaki já fez um aporte financeiro no orçamento da pasta que destinará cerca de R$ 20 mil para o nicho.

Utilização da capela

De acordo com o padre Adriano da Levedove, a utilização da capela ficará restrita para realização de missas e reuniões. "A capela Bom Jesus é uma capelania. Não possui comunidade formada. Portanto não é permitido pelo código de Direito Canônico a celebração de Batismo e Matrimônio", explicou Levedove. A capela também poderá ser utilizada para visitação turística mediante agendamento.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE