Com público de 2,5 mil pessoas, 27º Jeca inicia com espetáculo | aRede
PUBLICIDADE

Com público de 2,5 mil pessoas, 27º Jeca inicia com espetáculo

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As 2,5 mil pessoas que acompanharam a abertura da 27ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca), promovido pela Prefeitura de Castro, assistiram a um belo espetáculo. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (30) no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco. E, conforme prometido pela Secretaria Municipal de Esporte, organizadora dos jogos, a grande surpresa da noite foi um belo espetáculo de circo apresentado pelo Espaço Sou Arte, de Campo Mourão.

O prefeito Reinaldo Cardoso e secretários municipais também marcaram presença na cerimônia, que contou com apresentação do projeto Dança Castro, ginástica rítmica, além de desfile das delegações, entrada dos pavilhões, hinos, entrada do fogo simbólico e acendimento da pira e juramento do atleta. "A solenidade de abertura foi um momento muito bonito, com ginásio lotado e belas apresentações", afirma o secretário municipal de Esporte, Antenor Quintiliano Telles.

As disputas do Jeca já começaram na quinta-feira com provas no atletismo, dama, tria e xadrez. Nesta sexta-feira (31), também aconteceu a prova de Soletração, no Teatro Bento Mossurunga. As disputas individuais vão até o dia 2. E, entre o dia 2 e 9 de novembro acontecem as competições nas modalidades coletivas.

Sucesso

Em 2014, o Jeca bateu recorde de inscrições, com 8,6 mil alunos participantes - sendo 6.850 atletas em modalidades coletivas e 1.750 no atletismo. Participam 44 escolas e colégios em 23 modalidades, envolvendo 170 dirigentes de equipes, 170 árbitros, além de toda a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Esporte. São 758 confrontos coletivos, 1.550 jogos de mesa, 100 provas de atletismo. São 32 apresentações e interpretações musicais, 258 confrontos nas provas de Soletração e 16 apresentações de coreografia. Estão sendo servidas aproximadamente 350 refeições ao dia para os alunos do interior, assim como para os árbitros. O refeitório funciona no Educandário Manoel Ribas.

E, pensando em tornar o trabalho mais dinâmico e ágil, neste ano a divulgação de informações é totalmente online. Todas as informações referentes ao Jeca podem ser consultadas via internet. O web site possui duas partes - uma pública, com informações gerais sobre os jogos, como regulamento, cronograma, programação e o boletim informativo - e outra parte que é o acesso restrito para dirigentes das equipes das escolas participantes. Agora, os dirigentes das escolas podem cadastrar - pelo site do Jeca - números de celulares para receber as notificações sobre a competição através de SMS.

Nos dias 4, 5 e 6 acontecerá o Festival de Atividades Recreativas, no 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. As atividades recreativas são destinadas crianças do Grupo 0, nascidas no ano de 2006 e posteriores, contando com a participação das escolas do ensino básico fundamental de 1º ao 4º ano. Poderão participar do Festival os alunos que não estiverem inscritos nas demais modalidades do Grupo 0, com limite de participação de 30 alunos por escola.

Os Jogos são disputados por seleções dos estabelecimentos de ensino, nos sexos masculino e feminino, dividido no Grupo 0 (alunos nascidos em 2006 posteriores), Grupo I (alunos nascidos em 2004 e 2005), Grupo II (alunos nascidos em 2002 e 2003), Grupo III (alunos nascidos em 2000 e 2001), Grupo IV (alunos nascidos em 1998 e 1999) e Grupo V (alunos nascidos em 1997 e anteriores).

Além do patrocínio já tradicional que a Cooperativa Castrolanda oferece ao Jeca, os jogos também contam com o importante patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen - do Grupo Tigre - e da Vapza Alimentos. Para completar o sucesso, o Jeca 2014 ganha cobertura especial do Programa Show de Bola, da Rede Massa. "A nossa intenção é dar visibilidade aos professores e alunos que participam do Jeca, destacando seu trabalho e participação", expõe Antenor.

Os jogos seguem até o dia 9 de novembro e a população pode conferir os resultados, programação, entre outras informações através do site oficial da competição ou pelo Facebook.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE