Palmeira ganha unidade do Sistema Fiep para capacitação | aRede
PUBLICIDADE

Palmeira ganha unidade do Sistema Fiep para capacitação

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Palmeira, na região dos Campos Gerais, ganhou uma unidade do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A estrutura, inaugurada na noite desta quinta-feira (16), funciona na antiga estação ferroviária da cidade, reformada com recursos da prefeitura e equipada com móveis e máquinas doadas por empresas. A unidade tem capacidade para formar cerca de 500 alunos ao ano, em cursos de capacitação do Senai que vão atender à demanda das indústrias da região. Na unidade também serão oferecidos produtos e serviços do Sesi e do IEL.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, que participou da solenidade de inauguração, destacou que a nova unidade faz parte do processo de interiorização das ações da entidade, buscando atender as indústrias de todas as regiões do Estado. “O município de Palmeira está perto de Ponta Grossa e Irati, onde já temos unidades, mas de certa forma estava desassistido em relação à capacitação profissional”, afirmou. “A prefeitura, interessada em atrair mais investimentos para cá, foi ousada ao reformar este espaço histórico e ao convidar os industriais para que doassem os equipamentos. Com isso, o município certamente continuará atraindo investimentos”, completou.

O prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, contou que a instalação de uma escola do Senai era uma demanda antiga das indústrias do município. “Palmeira vive um momento de industrialização e temos a necessidade de oferecer capacitação profissional para nossos jovens. Agora, graças ao Sistema Fiep e às indústrias parceiras, isso será possível, e será um divisor de águas para o município”, disse.

A importância da inauguração da unidade foi ressaltada também pelo empresário Daniel Winocur, da empresa Huhtamaki, produtora de embalagens de polpa de celulose que emprega mais de 200 trabalhadores em sua fábrica de Palmeira. “O município sempre foi muito vinculado à agricultura e não tínhamos aqui uma escola em que as pessoas possam ser treinadas em habilidades técnicas que permitam serem melhor incorporadas a nossas indústrias”, declarou.

Segundo o empresário, a Huhtamaki tem demanda por trabalhadores capacitados em mecânica, elétrica e operadores de empilhadeiras. Além dessas funções, o Senai também vai oferecer cursos de auxiliar administrativo, NR-10 e eletricista de automóveis. O atendimento às pessoas interessadas em participar dos cursos começa na próxima segunda-feira (20).

Estrutura

Durante a solenidade desta quinta, a prefeitura prestou homenagem póstuma ao empresário Baptista Cherobim, que foi prefeito do município, e cujo nome passa a batizar o prédio da antiga estação ferroviária de Palmeira. A construção da atual estrutura da estação data de 1936.

O edifício, com área de 518 metros quadrados, foi totalmente restaurado pela prefeitura, com investimento de aproximadamente R$ 200 mil. Para equipar as quatro salas de aula e os laboratórios de metalmecânica e de elétrica, cinco indústrias do município doaram móveis e máquinas: Itesapar, Huhtamaki, Baston Aerossóis, Nilko e a CSS. Nos próximos anos, o Senai deve investir mais R$ 170 mil na aquisição de outros equipamentos para os laboratórios.

A nova estrutura terá capacidade de atender cerca de 80 alunos por turno. Com isso, a expectativa é que, a cada ano, em torno de 500 pessoas sejam capacitadas pelo Senai em Palmeira. Além dos cursos de formação profissional, a unidade também levará ao município serviços do Sesi – como a realização de Cipa e Sipat nas indústrias, diagnóstico de saúde e qualidade de vida do trabalhador e ações de educação continuada – e do IEL, que oferece programas e serviços que auxiliam na gestão das empresas.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE