Turismo na região cresce 40% em quatro anos | aRede
PUBLICIDADE

Turismo na região cresce 40% em quatro anos

Jaguariaíva e Palmeira investem no setor e avançam em categoria do Ministério do Turismo

Balneários completam rota do turismo em Palmeira
Balneários completam rota do turismo em Palmeira -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro (MTur). Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais.

Realizada a partir de quatro variáveis de desempenho econômico - número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’. A atualização do instrumento revelou um crescimento da atuação do turismo em 358 municípios brasileiros.

“Com a nova categorização, temos elementos para aprimorar a gestão do turismo, otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor. A intenção não é hierarquizar, mas sim agrupar municípios com características semelhantes para que possamos traçar parâmetros para atendimento a diferentes necessidades”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Para o coordenador-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Leonardo Riul, a evolução nas categorias de municípios da mesma região revela o sucesso da estratégia de regionalização do turismo, adotada pelo MTur desde 2004. "Percebemos com essa nova categorização que os municípios apoiaram a regionalização, tiveram um resultado melhor, trabalhando de forma conjunta, para fortalecer as regiões turísticas. Esse processo é bem-vindo não só para a gestão das áreas, mas também para os turistas, que passam a ter mais opções de lazer não só no destino escolhido, mas também no entorno”, afirmou Riul.

É o caso da região dos Campos Gerais que viu dois de seus municípios - Jaguariaíva e Palmeira - avançarem da categoria D para a C e o número de empreendimentos e empregos do setor aumentarem expressivamente nos últimos anos.

Dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), que tem a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) como base, mostram que de 2012 a 2016, a região do Campos Gerais teve um incremento de 23% no número de empreendimentos turísticos. Ao todo, foram registradas 1.068 empresas em 2016, as quais empregam juntas mais de 7 mil trabalhadores formais no setor. Se comparado a 2012, o crescimento é de 40% em empregos.

Somente as atividades de alojamento - características por atenderem exclusivamente turistas - apresentaram um aumento de 28%, passando de 98 para 125 empreendimentos formais nos quatro anos analisados.

O rendimento dos trabalhadores do setor também teve a alta considerável de 48% e atingiu a média de R$ 1.587,12 no ano de 2016. Os reajustes nas remunerações praticadas nos meios de hospedagem e alimentação puxaram este índice para cima, sendo 63% e 57%, respectivamente. Já os municípios de Jaguariaíva e Palmeira registraram alta de 43% e de 15%, respectivamente, no número de empreendimentos turísticos. Ambos apresentaram elevação de 9% no número de empregos no setor. Jaguariaíva se destacou no aumento do número de empreendimentos de meio de hospedagem, passando de 8 para 12 estabelecimentos.

Conforme gerente da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), Karen Kobilarz, estes resultados evidenciam o êxito das ações integradas da entidade junto a parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paraná Turismo, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Convention & Visitors Bureau. Entre ações estão o Salão de Turismo dos Campos Gerais, Coleção Campos Gerais, Selo de Qualidade no Turismo e participação em eventos promocionais. Segundo Karen, Jaguariaíva e Palmeira subiram na categorização do turismo devido, principalmente, ao fato de a gestão municipal adotar estratégias para o fortalecimento do setor. "Isto demonstra que atuar de forma integrada e regionalizada, bem como, investir no turismo traz retorno ao município", afirma.

Categorização dos municípios da região turística Campos Gerais do Paraná:

Categoria B - Ponta Grossa

Categoria C - Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Telêmaco Borba e Tibagi

Categoria D - Arapoti, Carambeí, Piraí do Sul e Sengés

Categoria E – Ipiranga

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE