Fiep alerta que investimentos devem ser descentralizados | aRede
PUBLICIDADE

Fiep alerta que investimentos devem ser descentralizados

Resultados da Sondagem Industrial, realizada pela Fiep e pelo Sebrae, foram divulgados na tarde desta segunda-feira

Imagem ilustrativa da imagem Fiep alerta que investimentos devem ser descentralizados

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Região dos Campos Gerais foi uma das mais beneficiadas pelo Programa Paraná Competitivo, lançado em 2011. No entanto, observa Marcelo Antonio Percicotti, Gerente de Economia, Fomento e Desenvolvimento da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), a Curitiba e Região Metropolitana foi, de longe, a mais beneficiada, em números de empresas instaladas e aporte. Justamente por esse fato que ele ressalta que há a necessidade da descentralização. “Precisamos agregar outros programas para a interiorização dos investimentos industriais”, destacou o economista, que participou nesta segunda-feira da apresentação dos resultados da Sondagem Industrial, estudo divulgado pela Fiep nesta segunda-feira (11), em Curitiba.

Segundo esse estudo, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 63,57% do empresariado está otimista em relação ao ambiente de negócios para 2018. “O empreendedor está um pouco mais otimista. Ele percebeu que se ficasse esperando a crise passar, seria engolido por ela. Conseguiu descolar um pouco deste cenário e se voltar para dentro do seu negócio, percebendo oportunidades”, destacou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Dentre os industriais que acreditam que 2018 será um ano favorável para os negócios, 26,87% indicam que farão novos investimentos. Mais da metade deles acredita que haverá aumento de vendas e outros 22,20% sinalizam que vão contratar mais. Já entre os pessimistas, que apontam uma expectativa desfavorável para o próximo ano, 51,43% deles não farão nenhum novo investimento em 2018.

Mais da metade (52,80%) das indústrias afirmaram que mantiveram a competitividade dos seus negócios em 2017. Outros 34,18% ganharam e 12,39% perderam. Os itens que impactaram negativamente na competitividade foram a carga tributária, a burocracia e os encargos sociais elevados. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE