Reforma do Museu de Palmeira entra na reta final

Campos Gerais

13 de novembro de 2017 16:00

Stiven de Souza

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Tigabi recebe investimento de R$ 585 mil em moradias

Pauliki comemora projeto que reduz preço de remédios

Carambeí vai construir 154 casas através do ‘Morar Bem’

PM detém suspeitos de praticar série de assaltos
BRDE e Sebrae liberam R$ 92 mi a empresários
Blum assina ordem de serviço para construção de 154 casas
Gangue da marcha ré invade loja em Jaguariaíva
/Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

A reforma do Museu de Palmeira está na reta final e a obra, inciada em julho, deve ser entregue ainda neste ano. O Museu está localizado no prédio histórico Solar Conselheiro Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá na Praça Raul Braz de Oliveira.

De acordo com o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo, Waldir Joanassi Filho, a reforma vai além da estrutura física da edificação. “Vemos isso como uma nova etapa para o museu de Palmeira, após revitalizado o público terá acesso a novas áreas da construção que antes eram fechadas. Os dois pavimentos inferiores e o local onde antigamente funcionou uma senzala poderão ser acessados por ligação interna”, relatou.

Ainda segundo Joanassi, nesta nova etapa o museu terá salas temáticas com questões inerentes à região dos Campos Gerais. “Teremos salas temáticas contextualizando a Colônia Cecília, o tropeirismo, etnias indígenas e africanas, tudo com o acervo já existente. Além disso, iniciaremos um trabalho de busca e retomada de acervos que pertencem ao município mas que atualmente se encontram em locais impróprios”, comentou.

As obras realizadas no imóvel se aplicaram à estrutura da cobertura, com a substituição de peças degradadas substituídas. As telhas também passaram por revisão e foram substituídas, evitando desta forma a infiltração de água no forro. O beiral e forro foram importantes pontos da reforma. Grande parte das peças estava inutilizável e foi substituída. Todas as mudanças foram feitas buscando manter as características originais do espaço.

Para o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, a reforma é uma conquista grandiosa para todos os munícipes e turistas. “Esta obra é o resultado do trabalho de uma administração comprometida com a história e preservação da cidade, seja no patrimônio material ou no imaterial. O museu é um ponto cultural muito importante para nossa cidade e com essa reforma de recuperação teremos mais espaço turístico para todos. Para mim, é motivo de felicidade ver este trabalho se concretizando, afinal esta foi uma das propostas do nosso plano de governo. A população aprovou nosso projeto e nós o estamos concluindo já no primeiro ano de mandato”, destacou.

PUBLICIDADE
MIX - 21/02/2018 02:14h

Vinícius é morto no presídio

Beth se junta à comemoração de Clara e todos estranham seu comportamento. Adinéia pede para Samuel ...

 
0
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização