Controle de gastos públicos é assunto de fórum regional | aRede
PUBLICIDADE

Controle de gastos públicos é assunto de fórum regional

Evento realizado pelo TCE aconteceu na sede da UTFPR e teve apoio da Associação dos Municípios dos Campos Gerais

Evento realizado pelo TCE aconteceu na sede da UTFPR e teve apoio da Associação dos Municípios dos Campos Gerais
Evento realizado pelo TCE aconteceu na sede da UTFPR e teve apoio da Associação dos Municípios dos Campos Gerais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento realizado pelo TCE aconteceu na sede da UTFPR e teve apoio da Associação dos Municípios dos Campos Gerais

Servidores públicos, funcionários de entidades e comunidade em geral participaram nesta terça-feira do 2º Fórum de Controle Social realizado pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O tema central do evento, o controle dos gastos públicos. “Temos muito dinheiro jogado fora hoje, porque não temos competência de administrá-lo”, apontou o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Mauro Munhoz, um dos palestrantes do evento.

Conforme o coordenador há uma necessidade de fortalecer o controle dos gastos para se evitar o desperdício dos recursos públicos. “17% do dinheiro público que é desperdiçado hoje é referente a corrupção, e 83% é devido a má-aplicação”, aponta, destacando as três formas existentes de controle: interno, externo e o social. Sendo o interno o que deveria ser feito dentro dos próprios órgãos públicos, o externo, de órgãos como o TCE, e o social, da população. “O grande desafio é aproximar os três tipos de controle”, aponta.

Para Munhoz, eventos como o realizado nesta terça em Ponta Grossa, voltado para os municípios da região, são importantíssimos. “Podemos dar ferramentas de controle social para a população, fazer uma parceria para a cidadania”, destaca, lembrando que a população também deve exigir boas práticas de gestão.

Ao final do evento, os participantes puderam esclarecer dúvidas com os palestrantes do dia. Aplicação de Recursos municipais, práticas inadequadas, prestações de contas. Diversas dúvidas puderam ser esclarecidas. Para Ines Chuy Lopes, uma das participantes do Fórum, o evento foi esclarecedor. Colaboradora da entidade Geny Ribas ela aproveitou para esclarecer sobre as novas práticas de monitoramento e avaliação. “Muito produtivo”, disse.

Gestão de Pessoal

Nesta quarta e quinta-feira, a Escola de Gestão do TCE-PR ministra o curso ‘Gestão de Pessoal na visão do TCE’ em parceria com a AMCG na UTFPR. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Tribunal.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE