Juca vislumbra retomada de investimentos | aRede
PUBLICIDADE

Juca vislumbra retomada de investimentos

Presidente da AMCG lembra que municípios “superaram momento difícil” e agora unem esforços para alcançar novo ciclo de desenvolvimento

Imagem ilustrativa da imagem Juca vislumbra retomada de investimentos
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Presidente da AMCG lembra que municípios “superaram momento difícil” e agora unem esforços para alcançar novo ciclo de desenvolvimento

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PHS), completou os três primeiros meses no comando da Associação. Na visão de Sloboda (PHS), as medidas de contenção de custos por parte dos gestores da região foram fundamentais para que as prefeituras “conseguissem respirar” economicamente e pensar, novamente, em crescimento.

Juca lembrou que o primeiro passo no comando da AMCG foi encontrar “assuntos de interesse mútuo” entre os prefeitos para promover o debate e a troca de experiências. “A região dos Campos Gerais tem vários cenários de gestão pública e fazer com que os prefeitos trocassem experiências sobre isso foi nosso primeiro passo”, contou Sloboda que assumiu o comando da Associação no começo de 2017.

Além da preocupação em manter as contas em dia e equilibradas, Juca lembrou que o primeiro semestre de ação na AMCG foi marcado por ações em prol da saúde em nível regional. O presidente citou os esforços dos membros da Associação para conquistar a instalação do Graer (Grupamento Aeropolicial - Resgate Aéreo), a instalação do Samu Regional e a construção do Centro de Especialidades em Ponta Grossa.

“Esses temas são de interesse de toda a região e por isso nosso objetivo é apresentar uma discussão ampla sobre eles, além de continuar articulando forças para que esses reforços de fato se instalem na região”, comentou o presidente da AMCG. Juca (PHS) lembrou que o Samu Regional e o Graer são vitais para o atendimento regional de urgência e emergência na área de Saúde dos Campos Gerias.

O prefeito de Jaguariaíva lembrou ainda que a construção do Centro de Especialidades, obra orçada em mais de R$ 7 milhões e que deverá ser edificada ao lado do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, é de vital importância. “Temos uma carência histórica quando o assunto é atendimento especializado na saúde, a AMCG quer atuar ativamente na busca por recursos para o Centro de Especialidades”, afirmou o presidente do órgão.

Juca quer fortalecer o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CIMSAUDE) com o debate sobre o Centro de Especialidades. “Hoje presidido pelo prefeito Osmar Blum, o Consórcio tem conquistado avanços na área e a construção de um Centro de Especialidades em Ponta Grossa é fundamental para que as ações no setor se tornem mais efetivas nos Campos Gerais”, disse o prefeito.

Importância do ‘ajuste’ nas contas

Juca Sloboda (PHS) lembrou que os ajustes realizado por cada um dos prefeitos foram fundamentais para que os municípios da região retomassem a possibilidade de investimentos. “Logo que assumimos a AMCG aconselhamos os prefeitos a ajustarem as contas e cortarem todos os gastos possíveis para garantir os serviços básicos e fazer com que houvesse a possibilidade de investimento por parte das Prefeituras”, contou Sloboda.

AMCG discutirá lei da terceirização

A próxima palestra organizada pela gestão da AMCG irá atualizar servidores e prefeitos dos Campos Gerais sobre as possibilidades com a recente aprovação do projeto que permite a terceirização. Juca (PHS) lembra que a medida é positiva para os gestores, mas é necessário “cuidado” na aplicação da nova lei. “A terceirização ajudará os prefeitos em algumas áreas, mas é preciso cuidado para não gerar ações contra o município”, lembrou o prefeito.

Diante desse cenário, a AMCG irá fornecer informações de um especialista sobre o tema aos gestores. “Essa palestra integra nossos esforços em conseguir informar os gestores sobre práticas importantes na gestão pública, sem falar da própria troca de experiências que é algo central para a melhoria da aplicação dos valores arrecadados pelo Poder Público”, comentou Juca.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE