Defesa Civil divulga balanço dos estragos da chuva em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Defesa Civil divulga balanço dos estragos da chuva em Irati

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Defesa Civil de Irati divulgou, nesta terça-feira (10), um primeiro levantamento com os estragos causados no município pelas chuvas. Os prejuízos somam aproximadamente R$ 10 milhões em toda a cidade. Os principais bairros afetados foram Vila Nova, Nhapindazal, Choma, Fragatas, Loteamento Tucholka, Fósforo, Rio Bonito, Vila São João, Riozinho, Engenheiro Gutierrez, Pedreira, DER, Floresta, Santa Fé, Dallegrave, Lagoa e ruas entre a Colina Nossa Senhora das Graças e Alfredo Bufren, Centro da cidade.

Cerca de 1,5 mil pessoas ficaram desalojadas e 100 desabrigadas, além de 12 feridos e seis vítimas hospitalizadas. “Desde a manhã de sábado, todas as equipes da Prefeitura Municipal já estavam de prontidão, e durante todo o período mais crítico das chuvas, que foi a noite e madrugada do domingo, as redes sociais foram uma grande força de mobilização. Graças a esta reação rápida o nosso município felizmente não registrou nenhuma morte”, ressalta o prefeito Odilon Burgath.

O secretário Municipal de Comunicação Social, Edson Golinski, explica que a página oficial da Prefeitura no Facebook divulgou amplamente todas as informações relativas às áreas de alagamento, rodovias, postos de arrecadação de donativos, entre outros serviços essenciais numa situação de emergência. “Inclusive, equipes de salvamento também foram mobilizadas pela rede social. Tivemos o cuidado de checar todas as informações junto às fontes, pois em momentos como esses que vivemos muitos dados são repassados rapidamente”, complementa Golinski.

As famílias localizadas nas principais áreas atingidas, ribeirinhos ao Rio das Antas, foram retiradas e alojadas no Centro de Convivência da Vila Nova, Escola Padre Wenceslau, Capela Canisianas, Escola Municipal Olaria Filipak, Escola Francisco Vieira de Araújo e prédio da Guarda Municipal. Os serviços de atendimento foram realizados pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal, Polícia Militar e populares voluntários que auxiliaram na retirada das pessoas, inclusive com barcos particulares.

O sistema de abastecimento de água em Irati foi afetado devido ao alagamento nas unidades de tratamento de água que alimentam a cidade. Porém, hoje está sendo retomado aos poucos, funcionando em sistema de rodízio entre os bairros. A previsão é de que nesta quarta-feira (11) já esteja normalizado.

Segundo o relatório, instituições públicas de ensino foram danificadas, e até agora foi contabilizado o alagamento das escolas Pequeno Duque, Tancredo Martins, Matilde do Nascimento e Plínio Anciuti Pessoa. Em função disso, todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) suspenderam as aulas até amanhã.

O Fórum Eleitoral e Ginásio de Esportes também foram afetados, bem como o Centro de Convivência do Parque Aquático. A infraestrutura pública também sofreu com queda de pontes no interior do município, bueiros danificados e pavimentos deteriorados. Também houve perda de produtos nas lojas situadas na área central da cidade, aparelhos em academias, bares e restaurantes, e muitos veículos ficaram.

Até o momento, não houve possibilidade de levantamento dos prejuízos na agricultura e pecuária. De acordo com a diretora de operações da Defesa Civil Municipal, Rozenilda Romaniw Barbara, as equipes do órgão estão em campo junto com as áreas econômica, de infraestrutura, agropecuária e agricultura para quantificar e avaliar com maior precisão os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram Irati.

Volume de chuvas

As chuvas intensas tiveram início na sexta-feira (6), principalmente durante a noite e na madrugada de sábado (7), totalizando, 78,3mm durante o período. Em um período de 24 horas, o nível de chuva chegou a 105mm, quando o normal é de 150mm para o mês inteiro de junho.

Doações

As doações, principalmente de alimentos e materiais de higiene pessoal e limpeza, podem ser feitas no Provopar, localizado na Rua Alfredo Bufren, 334 – Centro (ao lado da antiga Mercearia do Zico).

Também foram abertas duas contas-correntes para depósitos de valores que serão utilizados na recuperação da cidade e auxílio às vítimas:

- Caixa Econômica Federal: Agência 0390; Operação 006 e Conta 435-0.

- Banco do Brasil: Agência 0182-1 e Conta 45.842-2.

Caso alguma família ainda necessite de auxílio, entrar em contato pelos telefones: Corpo de Bombeiros 193 ou Guarda Municipal 153.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE