Saúde na região terá novo modelo de atendimento | aRede
PUBLICIDADE

Saúde na região terá novo modelo de atendimento

Objetivo é qualificar Unidades Básicas de Saúde dos Campos Gerais para atender pacientes de baixo e médio risco dentro da estrutura disponível.

Imagem ilustrativa da imagem Saúde na região terá novo modelo de atendimento
-

Objetivo é qualificar Unidades Básicas de Saúde dos Campos Gerais para atender pacientes de baixo e médio risco dentro da estrutura disponível.

Gestores da 3ª e da 21ª Regional de Saúde devem estar reunidos na próxima terça-feira (21) em Ponta Grossa para um seminário sobre o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). O evento está sendo realizado por meio de parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Regionais e o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). “A ideia é que os Consórcios atendam somente pacientes de alto risco”, explica a diretora geral do Núcleo de Descentralização do SUS na Sesa, Marise Gnatta Dalcuche, destacando que para isso os municípios devem estar mais qualificados para atender o baixo e médio risco em suas Unidades Básicas.

Conforme a diretora, o Modelo de Atenção já está sendo implantado em alguns Consórcios do Estado. Para isso, as unidades básicas de saúde terão novas estratégias para manuseio de baixo e médio risco. “Primeiro serão algumas unidades a serem treinadas, para que os Consórcios não tenham uma sobrecarga”, antecipa, lembrando que após a primeira etapa de sensibilização haverá um treinamento com um profissional cardiologista nas unidades atendidas. A nova proposta prevê ainda cuidados voltados à pacientes hipertensos e diabéticos.

Na fase de capacitação, serão atendidas primeiramente duas unidades básicas da região dos Campos Gerais, uma do município de Castro e outra de Palmeira. Estas que já se encontram estruturadas para receber o modelo.

Além de fortalecer as unidades nos municípios, com o MACC, o atendimento de alto risco nos Consórcios deverá ser interdisciplinar. “O paciente será atendido em várias especialidades”, aponta Marise. Durante o seminário que acontece na próxima terça-feira, o Modelo de Atenção às Condições Crônicas será apresentado aos gestores. “Vamos mostrar como funciona e o que é preciso ser feito para ser efetivo”, resume a diretora da Sesa.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, destaca a relevância da participação de todos os envolvidos na área da saúde. “É de extrema importância a participação de todos, pois essa nova estruturação só vem a melhorar o atendimento da saúde em nossa região”, destaca. “E vêm a calhar com o que é mais pedido pelas nossas comunidades, a melhora na atenção primária”, completa.

O seminário está marcado das 13h30 às 17 horas na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). Devem participar gestores e profissionais que atuarão nas Redes de Saúde Prioritária (Rede Mãe Paranaense, Rede de Atenção ás Doenças Crônicas e a Rede de Atenção a Saúde do Idoso).

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE