Carnaval embala cidades dos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Carnaval embala cidades dos Campos Gerais

Mesmo com a crise dos municípios, Tibagi mantém tradição centenária da festa.

Imagem ilustrativa da imagem Carnaval embala cidades dos Campos Gerais
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mesmo com a crise dos municípios, Tibagi mantém tradição centenária da festa.

Com a crise econômica, vários municípios da região não terão a tradicional festa de Carnaval em 2017. As Prefeituras Municipais, assoladas pela crise econômica, tentam conter o máximo de gastos possíveis para fechar o ano no azul. Com tantas medidas de austeridade, um município manteve o Carnaval e aposta nele para atrair turistas e divulgar o município: Tibagi, com um século de história da maior festa da cultura brasileira.

Segundo a coordenação do evento, a medida para este ano é reduzir custos, mas manter a qualidade. O Carnaval deste ano contará com seis das tradicionais baterias que sempre se apresentam em Tibagi como Bateria do Neguinho, Bateria 18 de Março, Bateria São José, Bateria Renascer. Todos contam com mestre-sala, porta-bandeira, madrinha, alas, tornando o Carnaval de Tibagi único e especial. O tema deste ano é ‘No Escurinho do Cinema – Luz, Câmera e Emoção’.

“Cada bateria tem em média de 30 a 40 pessoas. Nos últimos anos nós estavámos aceitando baterias de outras cidades, como de Ponta Grossa, mas não vimos mais pessoal de fora. Sempre deixamos claro: é aberto para todos os convidados, todos são bem-vindos”, explica uma das coordenadoras do Carnaval, Marielene Sernato, conhecida como ‘Maninha’.

Outro ponto alto do Carnaval de Tibagi são os desfiles temáticas de rua. Na segunda-feira (27), acontecerá o concurso do Corso: veículos enfeitados que desfilam pelas ruas do município, onde os próprios turistas elegem o melhor concorrente.

A organização busca que as três tendas tenham shows todos os dias, mas não há nada confirmado. Em uma das tendas haverá o palco alternativo, onde canções como o rock and rool atingirão públicos que prefiram ‘fugir’ do convencional no Carnaval; outra tenda, a intermediária, trará o samba para os amantes da música brasileira; já a principal, tenda com maior palco, será guiada por uma banda shows, com os mais diversos sucessos para todos os gostos.

Ponta Grossa tem nos clubes o bom e velho Carnaval

Em Ponta Grossa, mesmo sem a realização do Carnaval pela Prefeitura Municipal, alguns clubes e associações se movimentam para não deixar a festa cultural brasileira passar em branco. O objetivo é claro: movimentar uma das maiores cidades do Paraná em torno de uma festividade única e que se estende por cinco dias.

A Associação Recreativa dos Homens do Trabalho de Ponta Grossa comemora um centenário de trabalhos. Na última quarta-feira (18), a associação elaborou o ‘Encontro de Gerações’ no salão local da entidade.

“Nossa programação inclui atividades do dia 25 a 28 de fevereiro. Realizaremos matinês, bailes à noite, no sábado e domingo. Na terça-feira encerramos com a matinê infantil que vai até às 20h. Somos um clube tradicional e sempre teimosos quando o assunto é Carnaval. É uma tradição no clube, sempre procuramos inovar, não fazer algo só de marchinhas. Abrimos para o público e queremos algo que seja bonito, tranquilo, que envolva a família, sempre com segurança para brincar”, comenta o presidente da associação, Osmar de Pelegrin.

No clube Ponta Lagoa, a animação ficará por conta da matinê para as crianças na terça-feira de Carnaval. “Não temos festas noturnas, mas convidamos aos associados para aproveitar toda nossa estrutura da sede campestre. Nosso público acaba viajando, o que reduziu muito a frequência. Nós convidamos os associados que queiram fazer algo diferente no Carnaval para trazer os familiares e curtir a data”, explica a gerente administrativa do Ponta Lagoa, Lorena Moreira.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE