CIA revela investigações sobre Irati durante 'Guerra Fria' | aRede
PUBLICIDADE

CIA revela investigações sobre Irati durante 'Guerra Fria'

Agência de Inteligência americana divulgou documentos referentes ao Brasil sobre ações de vigilância durante o período da Guerra Fria, em busca de atividades comunistas no país.

Imagem ilustrativa da imagem CIA revela investigações sobre Irati durante 'Guerra Fria'
-

Agência de Inteligência americana divulgou documentos referentes ao Brasil sobre ações de vigilância durante o período da Guerra Fria, em busca de atividades comunistas no país.

A Agência de Inteligência Americana (CIA) divulgou recentemente mais de 11 mil documentos referentes ao Brasil. Os dados mostram ações de vigilância realizadas pela agência durante o período da Guerra Fria em busca de atividades comunistas no país. Um dos documentos, de acordo com o repórter Jean-Philip Albert Struck, da Deutsche Welle Brasil, cita a possibilidade de “atividades comunistas” em Irati, na região dos Campos Gerais.

O Paraná foi o centro de algumas das preocupações da CIA na época – um dos motivos era a presença de poloneses no Estado. O país, que possuía um governo comunista e ligado à União Soviética, tinha uma grande colônia na região de Curitiba e também nas proximidades de Irati.

Em um dos documentos, datado de 1949, a CIA se preocupou com a ligação dos poloneses com ferroviários em Irati, chamada de “uma pequena cidade em desenvolvimento perto de Curitiba”, nos papéis. O documento afirma que, em 31 de março de 1949, durante o governo Dutra, a cidade estaria se transformando de forma rápida em um centro do Partido Comunista do Brasil.

“O material de propaganda é enviado do Consulado Polonês em Curitiba para Irati por ferroviários. Remessas contendo material de propaganda vinham sendo enviados pela ferrovia até que se descobriu que trabalhadoras dos Correios em Irati tinham ficado sabendo dos nomes dos agitadores comunistas e passado a destruir o material de propaganda enviado para eles”, cita o documento.

Os documentos podem ser acessados no próprio site da CIA.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE