Terrenos baldios são usados como lixões em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Terrenos baldios são usados como lixões em Castro

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alguns locais de Castro, na região dos Campos Gerais, têm se tornado alvo de ação bastante irresponsável de parte da população: o descarte irregular de lixo e resíduos da construção civil, que além de prejudicar o meio ambiente, pode trazer consequências desagradáveis para a própria comunidade, como proliferação de insetos e doenças.

Um local que tem sofrido com este problema é a área pública nos fundos da quadra de esportes do Jardim Cantagalo, entre as ruas João Carvalho de Macedo e Durvalino Kuster de Azevedo. Assim, pelo menos uma vez ao mês, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos precisa fazer a limpeza do terreno, devido ao acúmulo de sujeira, composta de lixo doméstico misturado com entulho e resíduos da construção civil.

“Este é um dos locais que mais registramos este tipo de situação. Já colocamos placas alertando sobre a proibição de descartar lixo e até câmeras de monitoramento foram instaladas. Mas, tanto as placas quanto a câmera foram quebradas e o problema continua. O problema se agrava pela falta de conscientização da comunidade”, afirma o superintendente de Obras da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Vinícius Parizotto Gustman.

Como acontece mensalmente, nesta semana funcionários e caminhão da Secretaria foram deslocados para providenciar a retirada do lixo. “A população é a mais prejudicada, porque a gente precisa deixar determinado trabalho que estava sendo feito para deslocar funcionários e veículos para retirar o lixo dos terrenos”, aponta Gustman. A quantia de lixo retirada desta vez correspondeu a quatro cargas de caminhão. “Deste total, um caminhão foi de resíduo doméstico, levado ao aterro sanitário, e o restante era material de construção civil”, completa.

Embora a limpeza tenha sido feita, o superintendente ressalta que, se não houver colaboração da comunidade, o problema vai voltar a ser registrado. “Precisamos que a comunidade colabore depositando os resíduos nos locais adequados. Além disso, as pessoas devem denunciar, sem precisar se identificar, e se for possível, informar o número da placa do carro ou ainda, enviar foto para que as devidas medidas sejam tomadas”, explica. As denúncias devem ser feitas à Ouvidoria Municipal, no Paço Municipal ou pelos números 0800-6451300 ou (42) 3906-2020.

Recolhimento

Além da coleta do lixo doméstico e de materiais recicláveis, a Prefeitura também realiza a coleta de resíduos vegetais e de materiais de construção. Para isso, a população deve fazer solicitação junto à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. “Até dois metros cúbicos de resíduos vegetais ou de construção civil, não há cobrança de taxa para a retirada. No entanto, para isso é preciso que os materiais estejam devidamente separados, ou seja, que não estejam misturados com lixo doméstico ou reciclável. Os resíduos da construção civil são utilizados para aterramento, desde que não contenham outros tipos de materiais, o que pode contaminar o solo. Por outro lado, não podemos depositar no aterro sanitário resíduos da construção civil, pois isso reduz a vida útil do aterro”, alerta Gustman.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE