Manifestantes desocupam campus da Unicentro em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Manifestantes desocupam campus da Unicentro em Irati

Grupo de estudantes ocupou a instituição por 21 dias. Desocupação ocorreu de forma pacífica.

Estudantes fizeram um ato em frente ao campus, simbolizando o funeral da educação
Estudantes fizeram um ato em frente ao campus, simbolizando o funeral da educação -
Grupo de estudantes ocupou a instituição por 21 dias. Desocupação ocorreu de forma pacífica.
Após uma reunião entre a reitoria, direção de campus, professores e representantes do movimento de ocupação da Unicentro, manifestantes decidiram desocupar pacificamente o campus de Irati da instituição no fim da tarde de ontem. Segundo os manifestantes, caso a desocupação não fosse feita de forma pacífica até as 19h50, havia possibilidade de repressão e violência. A ocupação teve início no dia 17 de outubro e completou 21 dias.
Durante uma reunião, houve um acordo entre a reitoria e os manifestantes, o que levou a desocupação pacífica do campus. Entre os pontos acordados, estão a não ocorrência de perseguição por parte da instituição aos alunos que estiveram na ocupação, à flexibilização do calendário universitário, além da criação de uma comissão com a reitoria para resolução de pequenos problemas resultantes da ocupação.
Reivindicações dos acadêmicos
Em entrevista a Najuá, o vice-reitor da Unicentro, Professor Osmar Ambrosio de Souza, comentou que a reunião transcorreu de forma produtiva. “Os alunos entenderam as dificuldades da ocupação, que é necessário se preocupar com o estado da universidade, e em função disso, a reunião transcorreu de forma tranquila, normal. Os alunos se prontificaram em fazer a desocupação pacífica e voluntária, de tal forma que o processo resultou em uma liminar de reintegração de posse. Nós pedimos a suspensão deste processo, e a questão vai ser resolvida de forma bem pacífica e tranquila”, comentou.
Sobre os pontos acordados entre a reitoria e os manifestantes, o vice-reitor afirmou que a universidade atenderá as reivindicações. “Nós vamos fazer a flexibilização do calendário universitário, de modo que possibilite a reposição destas aulas deste período, pois não queremos que o nosso aluno termine a faculdade com prejuízo acadêmico e de formação, porque em seguida serão profissionais liberais e de diversas áreas atuando no mercado, e eles têm que ter competência, qualificação e formação adequadas”, frisou.
Além disso, Osmar destacou que não haverá perseguição aos alunos que participaram da ocupação. Também será criada uma comissão de interlocução com a Reitoria e com a diretoria do campus para solução de pequenos problemas que restarem da ocupação. O vice-reitor relata que as atividades normais da Unicentro serão retomadas nesta terça-feira, 8. “As pessoas que fazem uso do campus, nas diversas clínicas, poderão vir que terão todo o atendimento conforme agendado”, frisou.
Continue lendo na Rádio Najuá.
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE