Castro promove ações pela Alimentação Saudável | aRede
PUBLICIDADE

Castro promove ações pela Alimentação Saudável

Atividades buscam conscientizar crianças a respeito da importância de uma alimentação adequada.

Imagem ilustrativa da imagem Castro promove ações pela Alimentação Saudável
-

Atividades buscam conscientizar crianças a respeito da importância de uma alimentação adequada.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, sigla do inglês para Food and Agriculture Organization) comemora todo ano no dia 16 de outubro o aniversário de fundação da Organização, data que também foi escolhida para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, que propõe a reflexão acerca de temas como fome e segurança alimentar. Para a ocasião, mais de 150 países – incluindo o Brasil organizam diversos eventos sobre o tema. E, neste ano, Castro também organizou uma programação especial para Semana Mundial de Alimentação Saudável. A atividade, promovida pela Prefeitura, através da Superintendência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação iniciou na segunda-feira (17) e segue até sexta (21), na sede da Secretaria de Educação. As ações têm apoio da Associação das Colônias e conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde, Família e Desenvolvimento Social e Esporte.

Desta forma, ao longo da semana estão sendo promovidas diversas atividades para crianças e também adultos, incluindo a exposição de atividades de educação nutricional produzido pelos alunos e professores da rede municipal de ensino, brincadeiras, danças e capoeira; palestras voltadas para idosos, gestantes; além de diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste glicêmico, orientação nutricional, e o lançamento do serviço delivery de produtos orgânicos da associação de colônias.

A nutricionista da Superintendência de Alimentação Escolar, Lia Giordani Calleya, explica que tudo começou com a realização do projeto 'Nutrição na escola - Comida que cuida', em turmas dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. Conforme aponta a nutricionista, a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A alimentação saudável, por sua vez, possibilita o crescimento e o desenvolvimento da criança em toda a sua potencialidade. “Desta forma, realizamos o trabalho como uma estratégia de promoção da Educação Nutricional para as escolas municipais de Castro”, aponta.

O projeto foi desenvolvido em três etapas: num primeiro momento houve oficina para a equipe escolar, com sugestões de atividades de educação nutricional, fornecimento de material informativo e de apoio às ações de educação nutricional; e, em seguida, foram desenvolvidas atividades relacionadas ao tema Alimentação, com as turmas de Pré-Escolar 2 e turmas do terceiro ano do ensino fundamental da rede municipal. Finalmente, na terceira e última etapa, após a compilação dos trabalhos realizados em todas as escolas, está acontecendo a exposição dos trabalhos, em comemoração a Semana Mundial da Alimentação Saudável. “O nosso objetivo através do projeto é promover a saúde dos alunos, por intermédio do incentivo às práticas alimentares adequadas e saudáveis, além de aproximar as crianças da alimentação disponibilizada pela escola, visando estimular e melhorar a adesão ao cardápio e, claro, tornar o momento das refeições mais divertido e prazeroso”, completa Lia.

Programação

A exposição dos trabalhos de educação nutricional produzidos pelos alunos iniciou na segunda-feira (17), e segue até esta sexta-feira (21). “A exposição está sendo visitada por turmas de escolas e Cmeis de todo o município”, complementa Lia. Além de conferir os trabalhos, os alunos também participam de brincadeiras recreativas, danças e capoeira.

Durante a Semana, as crianças que participam das ações aprendem um pouco mais sobre hábitos saudáveis. “A gente tem que comer pouco doce e muita fruta e verdura”, aponta Rafaela de Lara, de oito anos, aluna da Escola Mariana Garcez. Quem acompanhou os alunos foi a coordenadora da escola, Eva Eleoni Aparecida Kuk. Ela explica que na escola os alunos aprenderam sobre a importância de consumir frutas e verduras. “Os alunos mudaram o comportamento até na hora do lanche, aumentando o consumo de frutas e verduras”.

Na quinta e sexta-feira, estão previstas diversas palestras. Às 13h30 de quinta-feira haverá palestra com o tema 'Desfrutando a terceira idade com saúde', seguida por 'Comer por dois? Dicas de alimentação para gestantes'. E, na sexta-feira, às 13h30 o tema da primeira palestra será 'Combatendo a obesidade: mitos e verdade', seguida por 'Aprenda a conviver com pressão alta e o diabetes'.

Na quinta e sexta-feira, o público participante poderá ainda ter acesso a serviços como aferição de pressão arterial, teste glicêmico, avaliação e orientação nutricional. Também acontecerá o lançamento do serviço delivery de produtos orgânicos da Associação de Colônias. Haverá ainda brincadeiras para as crianças e aulas de zumba. As ações são realizadas na Secretaria de Educação.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE