Patrícia Hilgemberg defende ‘usina de lixo’ e questiona OAB | aRede
PUBLICIDADE

Patrícia Hilgemberg defende ‘usina de lixo’ e questiona OAB

Ex-secretária de Meio Ambiente questionou argumentos apresentados pela OAB no pedido de abertura inquérito civil público contra ela e outras cinco pessoas

Imagem ilustrativa da imagem Patrícia Hilgemberg defende ‘usina de lixo’ e questiona OAB
-

Ex-secretária de Meio Ambiente questionou argumentos apresentados pela OAB no pedido de abertura inquérito civil público contra ela e outras cinco pessoas

Patrícia Hilgemberg, ex-secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Ponta Grossa, visitou nesta quinta-feira (25) a redação do Jornal da Manhã e do portal aRede. Responsável pelo setor de Meio Ambiente da Prefeitura por cerca de um ano, Patrícia questionou os dados apresentados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Ponta Grossa, ao sugerir abertura de inquérito civil público contra ela e contra outras cinco pessoas.

O ofício da OAB sugerindo a abertura do inquérito foi enviado ao Ministério Público (MP) nesta semana. Os argumentos apresentados pela Ordem foram amplamente questionados pela ex-secretária que se defendeu dos pontos apresentados no documento. Patrícia ressaltou ainda que ao deixar a Secretaria deixou pronto um estudo para a instalação de uma usina de tratamento de resíduos, conhecida como ‘usina de lixo’.

Patrícia sustenta que a usina teria “custo zero” para o município, sendo bancada inteiramente pela iniciativa privada. “A Prefeitura teria apenas que destinar o lixo para ser aproveitado na usina, seríamos uma cidade de vanguarda nesse tipo de ação sustentável”, contou a ex-secretária. Patrícia garantiu ainda que tal proposição foi apresentada pela Prefeitura em um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) junto ao MP.

A ex-secretária de Meio Ambiente garantiu ainda que, ao contrário do que aponta o documento da OAB, usou valores do Fundo Municipal do setor para estruturar a secretária e todas as despesas foram realizadas dentro do devido tramite legal e jurídico.

Ex-secretária acredita que novo aterro é inviável

Patrícia defende de maneira convicta que a opção por um novo aterro em Ponta Grossa não é a melhor saída para o município. A ex-secretária lembra que a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos não brevê mais esse tipo de destinação para o lixo urbano. “Acredito e defendo, diante de estudos sólidos e comprovados, que a tecnologia da usina de tratamento é a melhor saída para o município”, contou Patrícia. A secretária afirmou ainda que o aterro Boscardim, opção apresentada pela Prefeitura para substituir o Botuquara, é uma propriedade privada e esse complicador também prejudicaria a utilização do local. “Creio não ser a melhor saída para a situação”, afirmou a ex-secretária de Meio Ambiente.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE