X
aRede aRede
(X)

APRESENTAÇÃO

Tão antigo quanto a própria cidade de Ponta Grossa, o Direito é uma das áreas mais importantes para a sociedade porque é capaz de manter a harmonia e o respeito dentro das relações sociais. Advogados, juízes, promotores, procuradores, todos os representantes desta vasta área do conhecimento têm papel fundamental na prevenção dos conflitos, administração da Justiça e na defesa pelo Estado Democrático de Direito, garantindo o respeito às liberdades.

O primeiro Anuário do Direito de Ponta Grossa, produção do Jornal da Manhã e do Portal aRede, nasce exatamente com o propósito de contar esta história tão rica e essencial para a criação e desenvolvimento da própria cidade. O livro surge como uma iniciativa inédita, tendo como desafio resgatar a história do Direito em Ponta Grossa, seus principais personagens e instituições. O projeto é voltado para a sociedade, que pode conhecer os personagens que fizeram e ainda fazem parte do crescimento da Justiça no município, e também do próprio operador do Direito, que encontra neste livro uma fonte de referência e consulta.

A primeira edição faz uma abordagem histórica e mostra quais são as principais estruturas da Justiça em Ponta Grossa, destacando os avanços ocorridos desde o seu surgimento até os dias atuais. O material também enaltece os principais personagens desta história, colocando em evidência profissionais que ganharam notoriedade ao longo dos últimos anos, tornando-se referência para o País ou mesmo para o mundo, em decorrência dos trabalhos desenvolvidos no campo jurídico, seja como produção acadêmica ou de representação da classe.

A trajetória do ensino de Direito em Ponta Grossa, desde os primórdios até os dias atuais, assim como a importante contribuição da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil na defesa dos interesses dos profissionais no Município, também são assuntos que terão destaque especial nesta edição de lançamento do Anuário do Direito.

Por fim, o anuário também traz artigos de grandes nomes do Poder Judiciário ponta-grossense e um perfil dos principais e mais importantes escritórios de advocacia e profissionais atuantes nos mais diversos segmentos do Direito, servindo como referência e fonte de consulta para qualquer cidadão.

O anuário tem distribuição dirigida a profissionais do direito, empresários, estudantes e instituições e entidades públicas e privadas ligadas ao setor jurídico. E para que toda a população possa ter acesso ao conteúdo, também foi desenvolvido um site, integrado ao portal aRede, onde o livro está disponível em formato digital.

Conheça o livro

Anuário do Direito de Ponta Grossa