Digital Agro deverá receber 8 mil visitantes | aRede
PUBLICIDADE

Digital Agro deverá receber 8 mil visitantes

Evento, realizado entre os dias 13 e 14, é um dos principais do setor de tecnologia voltada ao agronegócio no país.

Imagem ilustrativa da imagem Digital Agro deverá receber 8 mil visitantes
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Será realizada entre os dias 13 e 14 de junho a segunda edição da Digital Agro, evento que já se consagrou como um dos maiores do país voltados inteiramente para soluções de tecnologia digital e inovações para o agronegócio. Organizado pela Cooperativa Frísia e com apoio da Fundação ABC, o evento ocorre no Parque de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí, na região dos Campos Gerais. Neste ano, participam mais de 30 empresas expositoras, ligadas ao ramo da tecnologia, que têm a perspectiva de receber cerca de 8 mil visitantes nesses dois dias, entre produtores rurais, acadêmicos e profissionais da área, não só do Paraná, mas também de outros estados. 

A cerimônia de abertura ocorre no dia anterior, na terça-feira (12), às 19 horas. No dia seguinte, o primeiro oficial de evento, a programação começa já pela manhã. Além do Hackathon, que tem início às 9h30, serão realizadas as palestras. O primeiro painel de palestras, pela manhã, com o tema ‘megatendências’, dos impactos tecnológicos no agronegócio a fim de solucionar grandes desafios macroambientais. Já pela tarde, o tema será Pecuária 4.0, mostrando que a digitalização do campo auxilia na gestão pecuária, permitindo a tomada de decisão mais adequada, maximizando a lucratividade. Em ambos os dias haverá não apenas palestras, mas também oficinas, startups e práticas.

No dia 14, as atividades têm início com as palestras relacionadas ao tema Agricultura 4.0. A meta é mostrar que a produção digital e a visualização de dados cruzados trazem resultados mais eficientes, sendo incentivo para produções cada vez maiores. Já o último dos painéis aborda o Agronegócio do Futuro, o qual revelará que a escassez de recursos e as novas formas de fazer negócios influenciam cada vez mais todo o setor, que precisa se adaptar às novidades.

Desses painéis, participam nomes como o do estudioso em inovação e tecnologia digital, Gil Giardell, e do especialista em riscos e oportunidades da digitalização, Carlos Ortiz. Também estarão presentes o especialista em segurança da informação Paulo Pagliusi; o consultor de inovação Luis Rasquilha; e o líder da divisão de agricultura digital da IBM Brasil, Luiz Otávio Fonseca. Além deles, os pesquisadores voltados à área animal, Jeff Bewley e Iran José de Oliveira da Silva também ocuparão o palco da Digital Agro.

Local recebeu investimentos para sediar o evento

Para o evento, um investimento foi realizado, no novo pavilhão de palestras, que tem capacidade para receber 1,4 mil pessoas em 1.300 metros quadrados. Na lateral  foram construídos espaços para os estandes dos expositores. O ambiente remete a casas com arquitetura holandesa. Segundo o diretor vice-presidente da Frísia, Gaspar de Geus, os investimentos na Digital Agro reforçam o compromisso da cooperativa em garantir ao público uma estrutura que condiz com a busca de soluções e alternativas inovadoras para o agronegócio. “Queremos, com a Digital Agro, apresentar aos produtores rurais respostas e possíveis alternativas para a produção em larga escala, sem desperdício de tempo, investimento e produção. E esse investimento é componente fundamental na apresentação desse futuro”, destaca De Geus.

Evento conta com mais de 30 empresas expositoras

Mais do que uma feira de negócios, a Digital Agro é apontada como uma feira de conhecimento e ‘networking’, segundo a organização. Assim, entre os estandes, há uma série de opções tecnológicas aos participantes, seja na área da agricultura ou da pecuária. A área agrícola, por sua vez, aparece na frente, dominando o tema da grande maioria dos produtos apresentados, sem deixar de lado um dos grandes focos de atuação da região, a pecuária leiteira.

A Cowmed, por exemplo, apresentará sua tecnologia de monitoramento de conforto e bem-estar animal, capaz de acompanhar e avaliar a nutrição, a saúde e a reprodução das vacas. A Stara, uma das principais empresas de maquinários agrícolas do país, apresentará sua Telemetria aos visitantes da feira. A New Holland irá apresentar um drone. Com o foco na gestão, a Agrometrika lança na DigitalAgro o aplicativo Agrodocs, que permite organizar e unificar informações relacionadas às áreas de crédito, vendas e jurídicas das empresas do agronegócio. 

A UPL apresentará sua Tecnologia Digital, por meio de aplicativos de tecnologia de aplicação, que ajudam no ganho de eficiência, seus produtos e soluções, e uma simulação de aplicação aérea com helicóptero no campo, mostrando que a modernidade auxilia no manejo de resistências. 

Para o superintendente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Emerson Moura, as inovações apresentadas na Digital Agro garantem a profissionalização necessária das propriedades rurais. “A tendência, que já está acontecendo, é o produtor ser mais gestor, tendo a visão macro dos custos, desafios, produtividade e ganhos. Tudo isso em um aparelho celular, independentemente de onde esteja. É esse caminho que queremos mostrar com a Digital Agro”, destaca.

Simuladores são atrações de empresas

A Brandt expositora na Digital Agro, feira de tecnologia agrícola organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, carrega como sua tradição o patrocínio em eventos automobilísticos, como a Nascar nos EUA e a Porsche GT3 Cup no Brasil. Por isso, levará um simulador de corrida para que os visitantes sintam toda a emoção de pilotar um Porsche 911 GT3 Cup, como o pilotado por Miguel Paludo.

Já a Timber Forest traz um Simulador Ponsse de última geração, desenvolvido para treinamento e capacitação de operadores, conta com exercícios com realidade 2D e 3D, geração de relatórios gráficos para acompanhamento do progressos dos operadores, criação de ambientes reais de trabalho (considerando declividade, clima, espécies florestais), opção de Simular Harvester e Forwarder.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE