Expofrísia começa nesta quinta com a perspectiva de atrair 8 mil pessoas | aRede
PUBLICIDADE

Expofrísia começa nesta quinta com a perspectiva de atrair 8 mil pessoas

Realizado pela Cooperativa Frísia, evento conta com a participação de 235 animais. Participam da Feira mais de 30 empresas

Imagem ilustrativa da imagem Expofrísia começa nesta quinta com a perspectiva de atrair 8 mil pessoas
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Começa nesta quinta-feira, dia 26 de abril, a edição 2018 da ExpoFrísia, no município de Carambeí, na região dos Campos Gerais. Já consolidado como um dos principais eventos do agronegócio regional, a perspectiva é de que aproximadamente 8 mil pessoas participem da programação nos três dias do evento. Mais do que uma vitrine da genética avançada do gado da região, com a participação de 235 animais e os julgamentos de quatro raças, os presentes também poderão ficar ligados nas novidades trazidas por diversas empresas do ramo do agronegócio, através da participação de mais de 30 expositores; e também estarem informados através das palestras. A feira é realizada no Pavilhão de Exposições Frísia, local anexo ao Parque Histórico, com acesso pela Avenida dos Pioneiros. 

A cerimônia de abertura está marcada para as 18 horas, mas os portões abrem antes, às 14 horas, já que a programação começa às 15 horas, com o julgamento da Raça Holandês Vermelho e Branco – gado jovem. Nesse mesmo primeiro dia, às 19 horas, ocorre o Clube de Bezerras, em que as crianças preparam e levam os animais para a pista, e o entrosamento do preparador e do animal é analisado e percebido pelo juiz. A entrada é sempre gratuita.

No segundo dia, sexta-feira, a programação começa às 9h, com as palestras. Pela tarde, dois julgamentos: da Raça Holandês Preto e Branco - gado jovem e da Raça Holandês Vermelho e Branco - gado adulto. Pela noite, ocorre outra palestra. Já no último dia pela manhã, às 10h30, tem início a Copa dos Apresentadores; enquanto que pela tarde o principal julgamento, da Raça Holandês Preto e Branco - gado adulto. A solenidade de encerramento ocorre às 18h30.

Por ser uma feira estritamente técnica, com a visita de produtores de diversos pontos do Paraná e, inclusive, de outros estados, não há uma previsão de movimentação financeira. Mas há diversas empresas que irão expor as novidades e as tecnologias com o intuito de fechar negócios futuros com os participantes. Entre elas, a empresa Lely apresenta um novo braço híbrido, silencioso e rápido, que segue os movimentos da vaca durante a ordenha, e permanecendo perto do úbere. Isso garante um processo de ordenha rápido e completo, mesmo com novilhas. 

Além das empresas com produtos voltados ao agronegócio, também participam os prestadores de serviços, como bancos. A Cooperativa de Crédito Sicredi também é uma das expositoras. “Consideramos a ExpoFrísia uma forma de brindar a parceria entre as duas Cooperativas. Além disso, a participação ativa na comunidade é um dos grandes diferenciais do Sicredi”, avalia o presidente da Sicredi Campos Gerais, Popke Ferdinand van der Vinne.

Programação contempla quatro palestras técnicas

Quatro palestras técnicas serão realizadas nesta sexta-feira, dia 27 de abril. A primeira, às 9h, tem como tema o “Cenário reprodutivo dos campos gerais: desafio e oportunidades", ministrada pelo médico veterinário Paulo Borges. Na sequência, a Chefe do Departamento de Licenciamento de Atividades Poluidoras e Engenheira, Rossana Baldanzi, abordará o tema Licenciamento ambiental da atividade de bovinocultura. No período da tarde, Nilo Chaves de Sá, Coordenador Técnico Comercial da Agroceres PIC no Paraná, trará o tema: “Transformando a granja para o bem-estar animal: investimento e adequações necessárias”. Encerrando a programação, com o tema “Doenças do Complexo respiratório dos suínos - Estratégias e eficácia de controle”, a palestra será ministrada por Cesar Feronato, Gerente técnico de suínos na empresa MSD Saúde Animal.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE