Evento em PG aborda fim da vacinação contra Aftosa | aRede
PUBLICIDADE

Evento em PG aborda fim da vacinação contra Aftosa

Intenção é de que o Paraná realize a última campanha de vacinação no próximo ano

Imagem ilustrativa da imagem Evento em PG aborda fim da vacinação contra Aftosa
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na próxima quinta-feira, dia 9 de novembro, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa irá sediar um evento para debater um importante da cadeia do agronegócio no ramo estadual. Será a 1ª reunião do “Programa Nacional de Febre Aftosa – Paraná Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação”, evento no qual estarão presentes o Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Norberto Anacleto Ortigara; e o Diretor Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz; além de representantes da FAEP. O evento está agendado para as 15 horas, no Salão Vila Velha.

Recentemente, o presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette, e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, entregaram ao governador Beto Richa um manifesto com a assinatura de mais de 200 entidades, entre sindicatos rurais, cooperativas, produtores e diversas instituições ligadas ao agronegócio, pedindo que o Estado saísse na frente para alcançar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. 

A perspectiva é de que o Paraná obtenha esse status já no próximo ano. Em agosto, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento e a Adapar solicitaram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento uma auditoria para atestar o Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação. “Se tudo der certo, esperamos fazer a última campanha de vacinação contra febre aftosa em maio de 2018”, afirmou o secretário Norberto Ortigara.

De acordo com Ortigara, ao tornar o estado área livre da doença sem vacinação, o objetivo é alcançar mercados mais disputados e valiosos, um desafio que provocará uma transformação no setor produtivo de proteínas animais no Paraná. “Temos que deixar de usar ferramentas antigas e partir para a inteligência no controle sanitário”, defendeu. Ainda segundo ele, 65% do mercado suíno no mundo não compra carne suína do Brasil porque o país ainda vacina contra febre aftosa.

Vacinação

Desde quarta-feira, 1º de novembro, está ocorrendo a segunda fase campanha de vacinação contra a febre aftosa, em todas unidades da federação, exceto Santa Catarina, que já é livre da doença sem vacinação. De acordo com o calendário nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de vacinação de bovinos e bubalinos a imunização se estenderá até 30 de novembro. 

Conforme o calendário do Mapa, os estados que deverão vacinar todo o rebanho, independentemente da idade, são o Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Roraima e São Paulo. Os demais estados deverão aplicar a segunda dose apenas em bovinos e bubalinos de até dois anos.

Na primeira etapa de vacinação deste ano, realizada a partir de maio, a cobertura vacinal atingiu 98,28% do rebanho. De 195,4 milhões de cabeças, foram vacinados 192,1 milhões.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE