São Mateus do Sul recebe selo de indicação da erva-mate | aRede
PUBLICIDADE

São Mateus do Sul recebe selo de indicação da erva-mate

Entrega do selo Indicação Geográfica (IG) de procedência aconteceu durante as comemorações dos 109 anos do município.

Imagem ilustrativa da imagem São Mateus do Sul recebe selo de indicação da erva-mate
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Entrega do selo Indicação Geográfica (IG) de procedência aconteceu durante as comemorações dos 109 anos do município.

A tradição de terra da erva-mate foi consolidada em São Mateus do Sul e municípios vizinhos nesta quinta-feira (21), com a entrega do registro da Indicação de Procedência São Matheus. Na modalidade de Indicação Geográfica (IG), é a primeira do Brasil relacionada à erva-mate. A entrega do documento pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aconteceu em frente à sede da Prefeitura. Após a solenidade, foi servido um bolo de 109 metros, feito com erva-mate, para comemorar a conquista e os 109 anos do município.

Na solenidade, estiveram presentes representantes das administrações municipais de Antonio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul e São João do Triunfo, que também integram o projeto da IG. Parceiros no projeto, Sebrae/PR, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Paraná (Sindimate-PR), também prestigiaram a conquista.

A entrega da documentação foi realizada pelo pesquisador do INPI, Nicolas Virgilli Guimarães, que explicou que a Indicação de Procedência é um registro averbado de uma série de requisitos. Apenas os integrantes da cadeia produtiva na região e que seguirem o regulamento de uso poderão utilizar o Selo da IP de São Mateus do Sul a partir de agora.

“São registros formais, como a discriminação do território, os métodos de produção, notoriedade e história, entre outros aspectos. E tudo teve que ser devidamente comprovado”, detalhou Guimarães.

O presidente da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul (IG-Mathe), Ronaldo Toppel Filho, declarou que a obtenção do selo não ocorreu por acaso.

“Nossa região tem tradição, história e qualidade na produção de erva-mate. Aliado ao saber fazer, agregamos boas práticas agrícolas no processo de qualificação da cadeia produtiva”, comemorou.

O presidente da IG-Mathe fez questão de saudar todos os produtores e ervateiras que aderiram ao projeto-piloto. Também agradeceu aos parceiros, o Sebrae/PR entre eles.

“O Sebrae/PR teve um papel importante em toda a trajetória em busca do registro, há quatro anos. Sozinhos, não conseguiríamos alcançar o objetivo”, reconheceu Ronaldo.

Potencial no turismo

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, afirmou que o registro de Indicação Geográfica da erva-mate está na história do município.

“O selo é a comprovação de que nesta região é feito um trabalho diferenciado. Novas oportunidades estão se abrindo para as empresas da região”, atesta Tioqueta, vislumbrando o setor de turismo. “Uma rota turística que percorra toda a cadeia produtiva, passando pela colheita, processamento e venda da erva-mate pode ser uma grande oportunidade para micro e pequenas empresas do território”, projetou.

O diretor do Sebrae/PR destacou a perspectiva real de resultados. Após a obtenção do registro e um processo de gestão e marketing adequado é possível obter 30% de agregação de valor no produto com IG. A informação tem base na experiência do Norte Pioneiro com os cafés especiais e pode ser incrementada na erva-mate de São Matheus.

Tioqueta também parabenizou a multidão presente pelos 109 anos de São Mateus do Sul e lembrou que o Sebrae/PR está comemorando 45 anos. “O Sebrae/PR trabalha por um Estado cada vez mais desenvolvido, com micro e pequenas empresas cada vez mais fortes”, apontou.

Para o prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, o registro de Indicação de Procedência é uma boa notícia para os pequenos produtores de erva-mate.

“A partir de agora, eles terão seu produto valorizado, ainda mais em tempos tão difíceis em nossa economia”, analisou o prefeito.

Luiz Adyr celebrou também as parcerias para que a Indicação Geográfica acontecesse. “O registro junto ao Inpi é motivo de comemoração. Só se concretizou com a união de diversos setores. É assim que temos que pensar o desenvolvimento do território Iguaçu. Juntos, saímos mais fortes”, ratificou.

Certificados

Antes da entrega do certificado de registro da Indicação de Procedência, os oitos produtores de erva-mate da região que participaram do projeto-piloto receberam o certificado de Boas Práticas Agrícolas, resultado de iniciativa conjunta da UFPR e Sebrae/PR. Com o documento, eles receberam placas de metal que identificarão as respectivas propriedades.

Além dos oito produtores ligados à IG-Mathe, sete ervateiras estão envolvidas no projeto e quatro já terão produtos com o selo de Indicação de Procedência. Apesar da  IG abranger seis municípios, o processamento da erva-mate deverá, necessariamente, acontecer em São Mateus do Sul.

O registro

O projeto para o reconhecimento da região de São Mateus do Sul como território produtor de erva-mate no Brasil começou em 2014. O grande objetivo foi proteger e valorizar a cadeia produtiva da erva-mate no território.

O pedido de registro da Indicação Geográfica São Matheus foi protocolado no INPI em novembro de 2015 e concedido em junho deste ano.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE