IBGE lança o Censo Agropecuário regional em PG nesta quinta | aRede
PUBLICIDADE

IBGE lança o Censo Agropecuário regional em PG nesta quinta

Mais de 4 mil propriedades rurais deverão ser visitadas na região entre outubro deste ano e março de 2018

A governadora em exercício Cida Borghetti participou na manhã desta segunda-feira (19) na Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), em Curitiba, do lançamento do Censo Agropecuário 2017. O evento contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto Ramos, além de representantes de diversos setores produtivos do Estado. 
Curitiba, 19/06/2017.
Foto: Orlando Kissner/ANPr
A governadora em exercício Cida Borghetti participou na manhã desta segunda-feira (19) na Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), em Curitiba, do lançamento do Censo Agropecuário 2017. O evento contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto Ramos, além de representantes de diversos setores produtivos do Estado. Curitiba, 19/06/2017. Foto: Orlando Kissner/ANPr -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Será lançado oficialmente nesta quinta-feira (24), em evento na Câmara de Vereadores, o Censo Agropecuário em Ponta Grossa, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento reunirá o poder público, órgãos, entidades, empresas e lideranças do setor agropecuário da região, para conscientizar sobre a ação e contribuir para a divulgação, junto às empresas e produtores rurais, para receberem da melhor forma os recenseadores – profissionais contratados para fazer o levantamento. A coleta de dados, conforme explica o Chefe de Agência do IBGE em Ponta Grossa, Henry Mazer, será iniciado em outubro e seguirá até março de 2018, com o objetivo de levantar todas as informações referentes à agropecuária. O Censo será realizado em todo o país. 

A última coleta do gênero foi realizada há dez anos, em 2007. “Todos os estabelecimentos agropecuários da região serão visitados no ano que vem, para levantar a produção de cada cultura, a área plantada, uso de tecnologia, gastos com insumos, de todas as culturas, sejam as permanentes, temporárias, inclusive na pecuária, como aves”, esclarece Mazer. Segundo ele explica, todos os proprietários rurais, cooperativas e empresas do setor serão visitadas. “Desde a agricultura familiar até os grandes produtores rurais, e os integrantes das cooperativas, tudo vai ser levantado”, completa. 

Como não é um levantamento tão amplo como o Censo Demográfico, na região abrangida pelo escritório do IBGE de Ponta Grossa, de cinco municípios (Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Ipiranga e Palmeira), serão seis recenseadores para fazer o trabalho. Eles receberão a devida qualificação no próximo mês. Não há o número fechado ainda de quantas propriedades rurais serão visitadas, mas, baseado no último Censo Agropecuário, serão mais de 4 mil. Com a tecnologia avançada e a coleta de dados através de smartphones, a perspectiva é de que uma prévia do levantamento seja revelada logo após a conclusão da coleta dos dados, em março ou abril de 2018.

O Censo Agropecuário de 2017 foi lançado oficialmente no Paraná no mês passado, em evento na Ocepar, que teve a presença do presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, e da Vice-Governadora Cida Borghetti. No Estado serão cerca de 370 mil estabelecimentos agropecuários visitados. No evento, foi revelado que o Censo Agropecuário vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias, que permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, com a captação de dados pormenorizados anuais.

Pesquisa contribuirá para desenvolver políticas públicas 

O presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, explicou, durante o lançamento no Estado, que o objetivo do levantamento é buscar detalhes que normalmente não são levados em consideração pelos estudos regulares, indo até o município, com perguntas pormenorizadas, de forma que se possa cobrir o Brasil inteiro, desde a agricultura familiar até o agronegócio. 

“As funções desta pesquisa são inúmeras. Desde a política pública, a capacidade do governo de saber exatamente onde fazer a melhor aplicação de recursos, a melhor política, até a questão acadêmica, no outro extremo, onde você tem espaço para fazer estudos dentro das universidades e dos institutos de pesquisa”, disse. Segundo o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, o Censo irá ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. 

Visita

A agência regional do IBGE recebeu, nesta quarta-feira, a visita do Diretor Executivo nacional do IBGE. Fernando Abrantes, participará de um evento em Curitiba nesta quinta-feira, e tinha a intenção de fazer uma visita a um escritório regional. E a agência de Ponta Grossa foi a escolhida pelo chefe estadual, que também veio ao município para acompanhá-lo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE