Sindicato Rural de Castro celebra 50 anos | aRede
PUBLICIDADE

Sindicato Rural de Castro celebra 50 anos

Almoço festivo foi realizado na semana passada para celebrar a data. Evento teve homenagens e a presença do Presidente da FAEP, Ágide Meneguette

Imagem ilustrativa da imagem Sindicato Rural de Castro celebra 50 anos

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Sindicato Rural de Castro comemorou seus 50 anos na última quinta-feira, dia 20, e fez um almoço festivo para celebrar a data. O evento foi realizado no Centro Agropecuário Dario Macedo e contou com a presença de líderes rurais, políticos e produtores. No evento também foram homenageados alguns nomes que merecem destaque por seus serviços prestados na agropecuária. Além de produtores foram homenageados o CTP, Fundação ABC, Emater, entidades que trabalham para o desenvolvimento do campo. O Presidente da FAEP, Ágide Meneguette, esteve presente.

O presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros, destacou que o que une todos os presentes é o orgulho de serem produtores rurais. Também realçou a importância da memória e destacou a galeria de ex-presidentes e fundadores da antiga Associação de Produtores que deu origem ao atual Sindicato em 1967. “Estes líderes, nossos fundadores, são nosso exemplo de dedicação ao associativismo e as causas do desenvolvimento no meio rural, portanto, nossa meta é continuar sempre na defesa do produtor rural e olhar suas demandas e necessidades”, ressalta

Em seu discurso, Medeiros destacou diversos serviços prestados pelo sindicato e que são ferramentas importantes para melhorar a produção e renda dos produtores. Entre eles, foram oferecidos cursos com o Senar que treinaram e capacitaram 22.620 pessoas entre colaboradores e produtores. Foram feitos 710 CAR (Cadastro Ambiental Rural), 700 ITR (Imposto Territorial Rural), por ano. “Além destes números também temos o Programa Agrinho que se preocupa em unir o campo e cidade. Outras demandas e defesas da instituição foram também o Código Florestal, crédito rural, as estradas rurais, para oferecer melhor mobilidade e os mesmos direitos ao homem do campo dados ao morador da cidade. Além disto, defendemos uma política agrícola que realmente atenda as necessidades dos produtores como preço mínimo, seguro, entre outros direitos e benefícios”, destacou.

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destacou que o Sindicato de Castro vem sendo exemplo para muitos sindicatos do país, tanto por sua administração como pela defesa do produtor. “Quero reconhecer o trabalho do ex-presidente Dr. Lauro que ficou há muito tempo à frente do sindicato e que foi pessoa ativa na Federação e aprendemos muito com ele. Aqui tem um administração que é exemplo para muitos sindicatos do Brasil, pois é atuante, que faz seu papel em defesa do produtor, marcando a presença em lutas significativas”, ressalta.

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel, frisou que a instituição e o braço forte do produtor e que sempre o abraçou em momentos importantes. “Marco presença aqui, porque acredito no Sindicato e na sua força, tanto que estamos fazendo uma parceria para atender o interior e melhorar o desenvolvimento rural. Pois, nós somos uma cidade agrícola e dependemos muito do Sindicato Rural e sua condução vem sido feita por pessoas fantásticas. Agora que estou à frente da prefeitura que aprimorar nossa parceria para que as coisas aconteçam e possamos beneficiar o produtor”, desta o prefeito.  Durante o evento ele anunciou o projeto “Caminhos da produção”, que já vem sendo discutido com a direção do Sindicato, junto com demais produtores sobre o asfaltamento das estradas rurais do município.

Produtores são reconhecidos

A produtora rural de orgânicos e presidente da Associação das Colônias, Rita de Cassia Goltz, foi homenageada por causa de seu trabalho junto aos produtores da agricultura familiar. Ela se diz surpresa com a homenagem e destacou a importância do Sindicato na formação e auxilio a Associação. "O Sindicato tem nos dado um apoio muito grande, toda a nossa capacitação com cursos e mesmo quando precisamos de algo técnico a instituição está sempre presente. Temos só que agradecer, pois sem o sindicato não teríamos todos este cursos que ajudam a melhorar a renda do produtor”, afirma Rita.

Outro homenageado foi o produtor rural e proprietário da Chácara Marujo, Jan Haasjes. Ele recebe a placa por seu pioneirismo em relação a energia renovável através de biodigestor. “Minha emoção apresenta sentimentos mistos e até um pouco confuso. Ali temos uma produção sustentável gerando energia e biofertilizante através de biodigestores. Acredito que isto tem muita utilidade para o futuro na geração de uma energia limpa e renovável melhorando a vida não só no campo mas na cidade também. Fico muito feliz e honrado por ter este reconhecimento junto a uma instituição tão forte e representativa com o é o Sindicato Rural”, relata o produtor Jan.

Município é destaque nacional

O presidente do sindicato enumerou a produção agropecuária do município que vem crescendo ano a ano. “Somos o maior produtor de Leite com 255 milhões de litros, ano ou seja, 698,6 mil por dia. Nossa produção de soja é de 261 mil toneladas anuais, 95 mil toneladas de milho e 600 mil toneladas de milho silagem. Produzimos 26,8 mil toneladas de feijão ano e 82 mil toneladas de trigo. Portanto, temos números expressivos dentro da agropecuária do Paraná”, disse. Ele sublinha que o produtor castrense produz e ao mesmo tempo preserva o meio ambiente e utiliza a terra de maneira sustentável. “Temos diversidade de produção em nossas terras, entre elas temos, orgânicos, convencionais, transgênicos. Tudo dentro das normas legais e utilizando das melhores técnicas e manejo e de acordo com a demanda do consumidor, pois ele quem nos diz o que devemos plantar”, salienta Medeiros. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE