BRDE quer apoiar investimentos no setor da ovinocultura na região | aRede
PUBLICIDADE

BRDE quer apoiar investimentos no setor da ovinocultura na região

Presente nesta quinta-feira na Fenovinos, o diretor do Banco, Orlando Pessuti, ressaltou o desenvolvimento do setor na região

Imagem ilustrativa da imagem BRDE quer apoiar investimentos  no setor da ovinocultura na região

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Desenvolver a ovinocultura na Região dos Campos Gerais. Este é um dos objetivos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), segundo o diretor do Banco, Orlando Pessuti, que esteve visitando a 30ª Fenovinos e 1ª Fenovinos Paraná na tarde desta quinta-feira, em Ponta Grossa. Como ele explicou o BRDE já contribui com o desenvolvimento da ovinocultura no Rio Grande do Sul, mas há a intenção de ampliar esse incentivo na região e em todo o Estado do Paraná, para o fomento desta área.

“Queremos fazer o mesmo no Paraná. Apoiar a construção de criatórios, instalações, apoiar nas pastagens, enfim, todo segmento ligado à ovinocultura, e nós queremos apoiar, depois a estruturação de abatedouros, estruturas para a comercialização organizada”, informou Pessuti, o qual disse ter muita ligação com a ovinocultura, não como produtor, mas como médico veterinário e ex-extensionista da Emater. Ele também, como Secretário de Agricultura, no Passado, disse tentar desenvolver este setor no Estado do Paraná, porém o resultado não foi como o esperado.

Na região dos Campos Gerais em si, ressaltou os trabalhos recentemente realizados. “Sabemos que podemos apoiar diretamente os produtores e estruturas organizadas, e estar ao lado da Sociedade Rural dos Campos Gerais e criadores, através do banco, para poderem buscar recursos para essas estruturas de plantéis, abates e comercialização desses animais”, informou, lembrando o trabalho desenvolvido pelo Desembargador Sebastião Fagundes Cunha, apontado como um dos criadores de referência na região. 

Pessuti destacou, no agronegócio, as cooperativas como as maiores parceiras do BRDE ao longo destes 56 anos de atuação do banco. E é nesse contexto que o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira, ressaltou a Coopegera, primeira Cooperativa de Caprinos e Ovinos dos Campos Gerais, fundada no ano passado. “A Coopegera já tem mais de 40 sócios. Então nosso trabalho é fazer a formação para construir uma fábrica de rações e, futuramente, ir em busca da construção de um frigorífico”, informou. Recursos os quais, para os investimentos, que poderão ser obtidos junto ao BRDE.

Programação nesta sexta é marcada por três palestras

Nesta sexta-feira, a Fenovinos segue sua programação, no Centro Agropecuário Municipal, em Ponta Grossa, com os julgamentos e palestras. Os julgamentos dos ovinos ocorrem das 8 às 18 horas. Já em relação às palestras são três. A primeira, marcada para as 14 horas, terá como tema ‘Manejo e Qualidade de Pastagens’, com o Professor Doutor Elir de Oliveira. Na sequência, às 16 horas, o Professor Doutor Paulo Rossi tratará sobre ‘Gestão de Propriedades Rurais’. Já pela noite, às 20 horas, o Professor Doutor Carlos Sañudo, da Espanha, realizará uma palestra sobre a ‘Aceitabilidade da carne e produtos cárneos, um estudo com consumidores’. Já no sábado, último dia, ocorre a premiação, a partir das 18 horas, e, a partir das 20 horas, ocorre o leilão de ovinos de elite e mangueira.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE