Região sedia 9º Ciclo de Conscientização do Sinditabaco

Agronegócio

03 de julho de 2017 16:20

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões neste sábado

Frísia, Castrolanda e Capal lançam a Unium

'Unium’ é a nova marca da intercooperação da região

Conab estima queda de 6,2% na safra de grãos 2017/18
Iapar celebra aniversário com parcerias empresariais
Fim da vacinação contra Aftosa no PR impulsionará exportações
Cooperadas Frísia visitam fábrica de máquinas agrícolas
A peça teatral Rádio Fascinação encerra a programação (Divulgação)/
PUBLICIDADE

Promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o 9º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente percorrerá seis municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Paraná, Guamiranga recebe a edição de 2017 nesta terça-feira, 04 de julho, às 13h30, na Paróquia Menino Jesus (Avenida 16 de Novembro, 52 - Centro). Já em Rio Azul, o seminário acontece na quarta-feira, 05 de julho, às 9 horas, no Centro de Eventos Martins (Estrada de Rio Azul de Cima, s/n). Esta é a segunda vez que Rio Azul sedia o evento; em 2011, cerca de 300 pessoas participaram do seminário.

A programação dos eventos integra um vídeo informativo sobre questões como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos, bem como sobre a utilização da vestimenta de colheita. Além disso, palestra sobre a erradicação do trabalho infantil e uma peça teatral faz parte da programação. Em 2016, pesquisa realizada com os participantes do 8º Ciclo apontou que 80% sentiu que aprimorou seus conhecimentos sobre proteção da criança e do adolescente e quase 82% acredita que os conhecimentos adquiridos podem promover mudança de atitude. Em Santa Catarina, Águas de Chapecó também recebe o evento, no dia 27 de julho.

 

 

Os Seminários

Os seminários realizados desde 2009 em municípios produtores de tabaco atendem aos acordos firmados perante o MPT-RS e MPT-Brasília. Em oito anos, os seminários do Ciclo de Conscientização já contabilizaram a participação de 20,6 mil pessoas, a maioria produtores de tabaco, em 51 municípios da Região Sul do Brasil. O setor é pioneiro no combate ao trabalho infantil no meio rural. Há quase 20 anos, desenvolve ações para conscientizar o produtor a cumprir a legislação, uma vez que menores de 18 anos não podem trabalhar na lavoura. Também é o único a exigir o comprovante de matrícula dos filhos dos agricultores em idade escolar e o atestado de frequência para a renovação do contrato comercial existente entre empresas e produtores, dentro do Sistema Integrado de Produção.

 

Tabaco em Folha

O Brasil é o maior exportador de tabaco em folha do mundo desde 1993. Em 2016, o produto representou 1,15% do total das exportações brasileiras, embarcado para 90 países e resultando em US$ 2,12 bilhões em divisas. No ranking mundial de produção de tabaco, o país fica atrás somente da China. Considerado um dos pilares da economia do Sul do Brasil, a tradição cultivada por milhares de famílias agrícolas oportuniza renda e empregos diretos e indiretos em 574 municípios. Somente no meio rural, quase 600 mil pessoas se envolvem com a atividade e 40 mil empregos diretos são gerados nas empresas do setor instaladas na Região Sul do País.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização