Silvio Galdino e Wilson Thiesen visitam cooperativa da região | aRede
PUBLICIDADE

Silvio Galdino e Wilson Thiesen visitam cooperativa da região

Visitação à cooperativa em Carambeí ocorreu na última semana do mês de abril!

Imagem ilustrativa da imagem Silvio Galdino e Wilson Thiesen visitam cooperativa da região

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

“Sinto-me premiado com essa oportunidade. Foi como ter voltado no tempo”. Foi desta forma que Silvio Galdino, ex-coordenador do antigo Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (Inda), atual Incra, resumiu os cinco dias de viagem pelo interior do Paraná, entre os dias 24 e 28 de abril, quando, na companhia do ex-presidente da Ocepar e da OCB, Wilson Thiesen visitou oito cooperativas das regiões Oeste, Noroeste e Centro-Sul. “Sou beneficiário do trabalho dessas lideranças. Se não fossem elas e este reconhecimento, meu nome já tinha se apagado completamente. De nada adiantaria nosso trabalho no passado se não tivesse ocorrido a continuidade, a determinação das atuais lideranças cooperativistas para que o sistema fosse hoje este orgulho de desenvolvimento para o Paraná”, afirmou Galdino, que retornou ao Paraná, após quatro décadas morando em Viçosa, Minas Gerais.

A iniciativa desta viagem foi do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Segundo ele, “foi uma forma de reconhecer o importante trabalho realizado por Galdino e toda sua equipe do Inda, antes mesmo da Ocepar ter sido fundada (01/04/1971), entre eles o ex-presidente, Wilson Thiesen”. No roteiro organizado, ambos foram recebidos pelos presidentes e membros da diretoria das cooperativas Lar e Frimesa, em Medianeira, C.Vale, em Palotina, Copagril, em Marechal Cândido Rondon, Copacol, em Cafelândia, Coamo, em Campo Mourão e Frísia e Cooptur, em Carambeí.

Silvio Galdino fez questão de ressaltar seu orgulho em testemunhar o grau de evolução das cooperativas paranaenses. “Muito diferente do cenário que vivenciamos no final da década de 1960, quando iniciamos trabalhos de discussão do primeiro planejamento estratégico do cooperativismo, que foi o Projeto Iguaçu de Cooperativismo (PIC) e, posteriormente, o Norcoop (Projeto Norte de Cooperativismo) e o Sulcoop (Projeto Sul de Cooperativismo). Hoje os novos nem sabem sobre esses fatos, como aconteceram no passado, mas receberam a influência dessas ações e estão executando com esmero e competência um trabalho espetacular pelos resultados alcançados pelo cooperativismo no estado”. Galdino deixa uma observação em forma de pedido: “não parem esse processo de formação de novos líderes, de capacitação para a gestão, administração de novos processos. Se isso parar, o processo de desenvolvimento do sistema cooperativista também para”.

Trajetória  

Hoje, com 89 anos, Silvio Galdino de Carvalho Lima, iniciou sua vida como profissional da Fundação de Assistência ao Trabalhador Rural, na década de 1960, como extensionista. Posteriormente, em 1964, assumiu a coordenação do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrária, o Inda, órgão responsável na época pela autorização de funcionamento das cooperativas. Wilson Thiesen trabalhou com Galdino nesta época e auxiliou nos primeiros levantamentos sobre a organização das cooperativas existentes no Paraná e na constituição da Ocepar, em 1971. Em 1974, Galdino deixou o Inda/Incra para assumir a coordenação da Assocep – Associação de Orientação às Cooperativas do Estado do Paraná, onde permaneceu até 1976. Mais tarde mudou-se para Viçosa, Minas Gerais, onde atuou no Centreinar da Universidade Federal.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE