Região tem 5 dos 11 melhores animais da raça holandesa no país | aRede
PUBLICIDADE

Região tem 5 dos 11 melhores animais da raça holandesa no país

Segunda edição do Sumário Top100 Clarifide Holandês anuncia as melhores fêmeas do Brasil para onze características

Imagem ilustrativa da imagem Região tem 5 dos 11 melhores animais da raça holandesa no país

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Produtores do Paraná ficam em primeiro lugar em cinco das onze categorias do Sumário Top100 Clarifide Holandês da Zoetis, empresa global de saúde animal. Eles foram premiados durante o lançamento da publicação em 23 de março, em Uberlândia (MG), durante o Curso Novos Enfoques.  

O sumário, em sua segunda edição,apresenta as cem melhores fêmeas da raça Holandesa no Brasil, para onze características de grande importância para a lucratividade da atividade leiteira, analisadas pelo Clarifide, serviço de avaliação genética da Zoetis.

Entre os animais vencedores estão, na categoria, TPI, Ana Thalea Rika 2973 Monterey TE, de Roberto Meindert Borg, do município de Castro. Na categoria PTA vida produtiva, o animal Ana Thalea Rika 2973 Monterey TE, também de Roberto Meindert Borg. Já na categoria PTA gordura, a vaca vencedora foi Regia Rubicon Uhruguaya TE, do produtor Marcos Epp, de Palmeira; enquanto que na categoria PTA proteína, foi o animal Regia Rubicon Uhruguaya TE, também de Marcos Epp (Palmeira). O último dos animais premiados foi Bur JR. Secret 2919, na categoria PTA CCS, de Reinaldo de Boer da cidade de Castro.

O levantamento leva em consideração as avaliações USDA/CDBC (Departamento de Agricultura dos EUA/Conselho de Criadores de Gado de Leite) de janeiro deste ano, com mais de 30 mil fêmeas holandesas avaliadas pelo Clarifide no Brasil, distribuídas em aproximadamente 700 rebanhos.

“Com o sumário, reafirmamos nosso compromisso em contribuir para que o setor cresça cada vez mais em termos de tecnologia e inovação”, afirma Cleocy Fam de Mendonça Júnior, assistente técnico de Genética Leite. Os resultados obtidos com o Clarifide ajudam o produtor a conhecer os reais valores genéticos do seu rebanho e tomar decisões mais certeiras. “Além disso, a genômica é uma ferramenta que tem melhorado a qualidade, produtividade e rentabilidade da pecuária”, explica Cleocy Júnior.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE