Copel alerta para cuidados em rede elétrica da área rural | A Rede - Aconteceu. Tá na aRede!
Copel alerta para cuidados em rede elétrica da área rural

Agronegócio

17 de março de 2017 14:44

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Embaixador alemão visita a Cooperativa Witmarsum

Evento em Palmeira reúne 60 cooperativistas da região

Com novo frigorífico, PR deverá se tornar líder em carne suína

Dia de Campo mostra como elevar a produtividade do trigo
PR se mantém como 2º maior produtor de leite do País
Nuzman pede afastamento do COB
Campos Gerais terá plantio recorde de soja nesta safra
/Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Dimensões do maquinário utilizado na colheita aumentam o risco de um contato acidental com os fios de energia.

Neste período de colheita no campo, com previsão de safra recorde de grãos no Paraná, a Copel faz um alerta aos produtores rurais sobre os cuidados com a rede elétrica em áreas de cultivo. As dimensões do maquinário utilizado na colheita aumentam o risco de um contato acidental com os fios de energia, o que pode resultar em acidentes graves.

As atividades agropecuárias concentram boa parte dos acidentes com choque elétrico comunicados à Copel, atrás apenas da construção civil. Em 2016, houve situações ligadas à operação de maquinário alto, colheita de fruta, poda de árvore, cerca elétrica e envolvendo o cabo de aço que auxilia na sustentação dos postes, por exemplo.

Análise

De acordo com o gerente de Segurança no Trabalho da Copel, João Alberto Kucek Junior, é imprescindível que o trabalhador mantenha sua atenção não apenas na atividade que está realizando, mas também nos riscos do ambiente. “O ideal é que, antes de desempenhar qualquer atividade, a pessoa analise quais são as situações que podem trazer algum tipo de risco”, explica.

Equipamentos

Colheitadeiras e outras máquinas de grande porte jamais devem ser estacionadas sob os fios da rede elétrica, por exemplo. No caso dos pulverizadores, as hastes devem ser abaixadas ao passar sob a rede.

Outra atitude importante é desviar o trator e outros veículos dos fios de aço que sustentam os postes, chamados de “estais”. Quando estes cabos metálicos arrebentam, o poste pode ceder, deixando os cabos elétricos abaixo da altura regular. Quando o estai é removido propositalmente, ainda existe o risco de o fio tocar na parte energizada no alto do poste, provocando um choque elétrico.

Cercas

Quanto às cercas presentes na propriedade, a recomendação é seccioná-la e aterrá-la em toda a sua extensão. Para cercas eletrificadas, é essencial que o equipamento utilizado seja próprio para esta finalidade, e que elas sejam sinalizadas a cada cem metros de distância. A instalação de antenas e a poda de árvore são situações que também exigem cuidado; caso haja rede elétrica próxima do local de realização do serviço, a Copel deve ser chamada.

Por fim, é importante lembrar que, caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário, evitando assim um possível choque elétrico. Neste caso, deve-se chamar a Copel, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor.

Safra recorde

Segundo as estatísticas do IBGE, a estimativa para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2017 é 21,8% superior à obtida em 2016. No Paraná, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento prevê um aumento de 16% na safra de grãos no verão, incluindo o volume inédito de 19 milhões de toneladas de soja colhidos no Estado.

Em toda a sua área de concessão, a Copel atende cerca de 370 mil propriedades e domicílios rurais. O contato com a empresa pode ser feito pelo telefone gratuito 0800 51 00 116, pelo site www.copel.com ou ainda pelo aplicativo Copel Mobile.

Informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização