Novo presidente da Apasem enfatiza o trabalho coletivo

Agronegócio

16 de março de 2017 18:15

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Produção pecuária será tecnificada para ampliar a rentabilidade

Região produz R$ 11 bilhões em riquezas no campo

PR adota vazio sanitário para evitar ferrugem asiática

Região tem três municípios entre os maiores produtores de trigo do país
Frísia apresenta opções de semente de milho para a safrinha no Tocantins
Censo Agropecuário será lançado nesta segunda em Curitiba
Frísia debate perspectivas para o segundo semestre com cooperados
/
PUBLICIDADE

O produtor de sementes Josef Pfann Filho, da empresa Sementes Estrela de Guarapuava, eleito nesta terça-feira (14) presidente da Apasem para o biênio 2017 a 2019, em seu discurso de posse, afirmou que na busca da defesa de sementes de boa qualidade e sementes legais espera contar cada vez mais com o trabalho coletivo dos associados da Apasem e com os parceiros como a Abrasem, Embrapa, Ministério da Agricultura, Ocepar, Secretaria da Agricultura, Iapar, Adapar, Emater, CSM/PR, Fundação Meridional, e Acepar, entre outras.

Josef Pfann Filho foi eleito durante a assembleia geral realizada na tarde desta terça, no auditório da Ocepar, em Curitiba, e foi empossado durante jantar realizado à noite no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, à qual compareceram diversas autoridades do agronegócio e produtores de sementes. O novo presidente é filho de imigrantes iugoslavos que fundaram a cooperativa Agrária, em 1951. Formou-se em Agronomia, é liderança destacada do agronegócio de Guarapuava e membro da diretoria da Fundação Meridional, de Londrina.

 “Não mediremos esforços para contribuir e atuar de forma severa e intransigente no combate a práticas lesivas aos interesses do setor a aos nossos associados que também têm como atividade precípua a defesa da boa semente e que seja legal”, frisou Josef Pfann Filho em seu discurso, na presença do presidente do Iapar, do diretor do BRDE, Orlando Pessuti, dos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, e da Fecoopar, Nelson Costa, e de outras autoridades do setor que compareceram à solenidade de posse.

O novo presidente representa os produtores privados na Apasem, sucedendo Kazuo Jorge Baba, que representou o cooperativismo, cumprindo o acordo que estabeleceu a alternância na presidência entre os dois setores.  Além das cooperativas e produtores de sementes privados, integram a Apasem a Ocepar, a Embrapa, o Iapar e a Fundação Meridional, a Fundação Pro Sementes e Biotrigo, que podem compor sua diretoria e mensalmente se reunir para discutir assuntos relevantes do setor.

Ao dar posse à nova diretoria, o ex-presidente Kazuo Jorge Baba ressaltou que a conquista mais importante do setor ocorridas nos últimos dois anos foi a Portaria 193/2015, que estabeleceu o plantio da soja entre 16 de setembro a 31 de dezembro de cada ano agrícola e coibiu a sucessão de soja sobre soja para evitar o crescimento da resistência do fungo da ferrugem asiática aos fungicidas.

Durante a solenidade de posse da diretoria, também o presidente do BRDE, Orlando Pessuti, o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, e o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, se pronunciaram, enfatizando a importância da Apasem para a produção agropecuária, uma vez que organiza o setor produtivo de semente, o principal insumo tecnológico responsável pelo crescimento da produtividade agrícola. A Apasem foi constituída em 1971 pelas principais instituições do agronegócio e produtores de sementes do Estado do Paraná e desde então apresenta atuação forte na organização e decisões do segmento sementeiro estadual e nacional. 

O vice-presidente da Abrasem, Ivo Marcos Carraro, esteve presente na AGO e, fazendo uso da palavra, apelou para o setor permanecer unido em busca de soluções não apenas no âmbito estadual, mas também nacional, fortalecendo sua instituição de representação máxima. Frisou que esse fortalecimento é necessário para manter a atual representatividade perante instituições públicas e privadas.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
AVISO: O portal aRede não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização