Novo presidente da Apasem enfatiza o trabalho coletivo | aRede
PUBLICIDADE

Novo presidente da Apasem enfatiza o trabalho coletivo

Josef Pfann Filho, da empresa Sementes Estrela de Guarapuava, eleito nesta terça-feira presidente da Associação Paranaense de Produtores de Sementes

Imagem ilustrativa da imagem Novo presidente da Apasem enfatiza o trabalho coletivo

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O produtor de sementes Josef Pfann Filho, da empresa Sementes Estrela de Guarapuava, eleito nesta terça-feira (14) presidente da Apasem para o biênio 2017 a 2019, em seu discurso de posse, afirmou que na busca da defesa de sementes de boa qualidade e sementes legais espera contar cada vez mais com o trabalho coletivo dos associados da Apasem e com os parceiros como a Abrasem, Embrapa, Ministério da Agricultura, Ocepar, Secretaria da Agricultura, Iapar, Adapar, Emater, CSM/PR, Fundação Meridional, e Acepar, entre outras.

Josef Pfann Filho foi eleito durante a assembleia geral realizada na tarde desta terça, no auditório da Ocepar, em Curitiba, e foi empossado durante jantar realizado à noite no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, à qual compareceram diversas autoridades do agronegócio e produtores de sementes. O novo presidente é filho de imigrantes iugoslavos que fundaram a cooperativa Agrária, em 1951. Formou-se em Agronomia, é liderança destacada do agronegócio de Guarapuava e membro da diretoria da Fundação Meridional, de Londrina.

 “Não mediremos esforços para contribuir e atuar de forma severa e intransigente no combate a práticas lesivas aos interesses do setor a aos nossos associados que também têm como atividade precípua a defesa da boa semente e que seja legal”, frisou Josef Pfann Filho em seu discurso, na presença do presidente do Iapar, do diretor do BRDE, Orlando Pessuti, dos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, e da Fecoopar, Nelson Costa, e de outras autoridades do setor que compareceram à solenidade de posse.

O novo presidente representa os produtores privados na Apasem, sucedendo Kazuo Jorge Baba, que representou o cooperativismo, cumprindo o acordo que estabeleceu a alternância na presidência entre os dois setores.  Além das cooperativas e produtores de sementes privados, integram a Apasem a Ocepar, a Embrapa, o Iapar e a Fundação Meridional, a Fundação Pro Sementes e Biotrigo, que podem compor sua diretoria e mensalmente se reunir para discutir assuntos relevantes do setor.

Ao dar posse à nova diretoria, o ex-presidente Kazuo Jorge Baba ressaltou que a conquista mais importante do setor ocorridas nos últimos dois anos foi a Portaria 193/2015, que estabeleceu o plantio da soja entre 16 de setembro a 31 de dezembro de cada ano agrícola e coibiu a sucessão de soja sobre soja para evitar o crescimento da resistência do fungo da ferrugem asiática aos fungicidas.

Durante a solenidade de posse da diretoria, também o presidente do BRDE, Orlando Pessuti, o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, e o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, se pronunciaram, enfatizando a importância da Apasem para a produção agropecuária, uma vez que organiza o setor produtivo de semente, o principal insumo tecnológico responsável pelo crescimento da produtividade agrícola. A Apasem foi constituída em 1971 pelas principais instituições do agronegócio e produtores de sementes do Estado do Paraná e desde então apresenta atuação forte na organização e decisões do segmento sementeiro estadual e nacional. 

O vice-presidente da Abrasem, Ivo Marcos Carraro, esteve presente na AGO e, fazendo uso da palavra, apelou para o setor permanecer unido em busca de soluções não apenas no âmbito estadual, mas também nacional, fortalecendo sua instituição de representação máxima. Frisou que esse fortalecimento é necessário para manter a atual representatividade perante instituições públicas e privadas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE