Cescage Genética firma parcerias internacionais | aRede
PUBLICIDADE

Cescage Genética firma parcerias internacionais

Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal - Cescage Genética, esteve recentemente prestando consultoria no Paraguai

Imagem ilustrativa da imagem Cescage Genética firma parcerias internacionais

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal - Cescage Genética, esteve recentemente prestando consultoria em San Sebastian, distante 40 km de Assunção no Paraguai. Foram levadas até o país vizinho todas as técnicas e tecnologias desenvolvidas na Fazenda Escola Cescage. Em San Sebastian está sendo construído o primeiro laboratório de biotecnologia de reprodução animal. Neste primeiro momento o Cescage Genética desenvolveu a Inseminação Artificial Laparoscópia (IAL), coleta e transferência de embriões por via transcervical em cabras e coleta e transferência de embriões cirúrgicas em ovelhas. “Nosso intuito é desenvolver a as técnicas e tecnologias desenvolvidas no Cescage. Tivemos um resultado excelente na primeira coleta em 22 fêmeas. Obtivemos mais de 150 embriões coletados, a maior parte foi transferida e o restante congelado para futuras transferências”, comentou o coordenador e responsável técnico do Cescage Genética.

O projeto é uma extensão do laboratório do Cescage Genética em Ponta Grossa, em uma parceria com Carlos José Krüssel Llano proprietário da Cabanã Py'Aguapyrenda, do Paraguai. O proprietário do Cescage Genética, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), José Sebastião Fagundes Cunha, comentou sobre o desenvolvimento destas pesquisas nacionais e internacionais. “Temos a grata satisfação de realizar diversas parcerias com vários criadores dentro e fora do país. Estamos conseguindo desenvolver as melhores raças de animais com o Cescage Genética”, disse. A grande novidade será desenvolvida em Castro, em parceria com um laboratório de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o Cescage Genética estará trabalhando com a fertilização in vitro em bovinos.

Entre os dias 19 a 25 de março, serão realizadas coletas de embriões em parceria com alguns criadores da Bahia. O objetivo é produzir de 200 a 300 embriões de 30 doadoras, para fazer o processo de transferência e congelamentos de embriões. Serão coletados de animais campeões e com excelência da raça Dorper. Todo o material será trazido para a Fazenda Escola Cescage, central do Cescage Genética.

Desenvolvimento de tecnologias

O Cescage Genética atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos e pesquisa a produção de embriões in vitro de ovinos e caprinos. Para isto, possui o Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), o Centro de Produção In Vitro de Embriões (CPIVE) e o Centro de Coleta e Processamento de Embriões (CCPE), todos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os pesquisadores realizam diariamente trabalhos desde a hospedagem de matrizes e reprodutores. Engloba desde a criação e multiplicação com as mais modernas tecnologias, com um Programa Permanente de Aperfeiçoamento constantemente aprimorando técnicas e serviços até a importação e exportação de sêmen, embriões, matrizes e reprodutores. O objetivo é abastecer o mercado de sêmen, embriões, prenhezes, matrizes e reprodutores de altíssima qualidade genética.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE