Cescage Genética firma parcerias internacionais

Agronegócio

16 de março de 2017 17:30

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Produção pecuária será tecnificada para ampliar a rentabilidade

Região produz R$ 11 bilhões em riquezas no campo

PR adota vazio sanitário para evitar ferrugem asiática

Região tem três municípios entre os maiores produtores de trigo do país
Frísia apresenta opções de semente de milho para a safrinha no Tocantins
Censo Agropecuário será lançado nesta segunda em Curitiba
Frísia debate perspectivas para o segundo semestre com cooperados
/
PUBLICIDADE

O Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal - Cescage Genética, esteve recentemente prestando consultoria em San Sebastian, distante 40 km de Assunção no Paraguai. Foram levadas até o país vizinho todas as técnicas e tecnologias desenvolvidas na Fazenda Escola Cescage. Em San Sebastian está sendo construído o primeiro laboratório de biotecnologia de reprodução animal. Neste primeiro momento o Cescage Genética desenvolveu a Inseminação Artificial Laparoscópia (IAL), coleta e transferência de embriões por via transcervical em cabras e coleta e transferência de embriões cirúrgicas em ovelhas. “Nosso intuito é desenvolver a as técnicas e tecnologias desenvolvidas no Cescage. Tivemos um resultado excelente na primeira coleta em 22 fêmeas. Obtivemos mais de 150 embriões coletados, a maior parte foi transferida e o restante congelado para futuras transferências”, comentou o coordenador e responsável técnico do Cescage Genética.

O projeto é uma extensão do laboratório do Cescage Genética em Ponta Grossa, em uma parceria com Carlos José Krüssel Llano proprietário da Cabanã Py'Aguapyrenda, do Paraguai. O proprietário do Cescage Genética, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), José Sebastião Fagundes Cunha, comentou sobre o desenvolvimento destas pesquisas nacionais e internacionais. “Temos a grata satisfação de realizar diversas parcerias com vários criadores dentro e fora do país. Estamos conseguindo desenvolver as melhores raças de animais com o Cescage Genética”, disse. A grande novidade será desenvolvida em Castro, em parceria com um laboratório de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o Cescage Genética estará trabalhando com a fertilização in vitro em bovinos.

Entre os dias 19 a 25 de março, serão realizadas coletas de embriões em parceria com alguns criadores da Bahia. O objetivo é produzir de 200 a 300 embriões de 30 doadoras, para fazer o processo de transferência e congelamentos de embriões. Serão coletados de animais campeões e com excelência da raça Dorper. Todo o material será trazido para a Fazenda Escola Cescage, central do Cescage Genética.

 

Desenvolvimento de tecnologias

O Cescage Genética atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos e pesquisa a produção de embriões in vitro de ovinos e caprinos. Para isto, possui o Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), o Centro de Produção In Vitro de Embriões (CPIVE) e o Centro de Coleta e Processamento de Embriões (CCPE), todos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os pesquisadores realizam diariamente trabalhos desde a hospedagem de matrizes e reprodutores. Engloba desde a criação e multiplicação com as mais modernas tecnologias, com um Programa Permanente de Aperfeiçoamento constantemente aprimorando técnicas e serviços até a importação e exportação de sêmen, embriões, matrizes e reprodutores. O objetivo é abastecer o mercado de sêmen, embriões, prenhezes, matrizes e reprodutores de altíssima qualidade genética.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
AVISO: O portal aRede não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização