Cescage Genética firma parcerias internacionais

Agronegócio

16 de março de 2017 17:30

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Carambeí sedia o evento 'Prosolo' nesta terça-feira

Produtores da região reduzem a área plantada de trigo

Defesa de Temer faz 15 questionamentos

Brandt investe no potencial agropecuário do Brasil
Concessionárias devem gerar mais de R$ 100 mi em negócios em PG
Capal lança nova linha de suplemento para bovinos
Ribas Netto mantém presidência do Sindicato Rural
/
PUBLICIDADE

O Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal - Cescage Genética, esteve recentemente prestando consultoria em San Sebastian, distante 40 km de Assunção no Paraguai. Foram levadas até o país vizinho todas as técnicas e tecnologias desenvolvidas na Fazenda Escola Cescage. Em San Sebastian está sendo construído o primeiro laboratório de biotecnologia de reprodução animal. Neste primeiro momento o Cescage Genética desenvolveu a Inseminação Artificial Laparoscópia (IAL), coleta e transferência de embriões por via transcervical em cabras e coleta e transferência de embriões cirúrgicas em ovelhas. “Nosso intuito é desenvolver a as técnicas e tecnologias desenvolvidas no Cescage. Tivemos um resultado excelente na primeira coleta em 22 fêmeas. Obtivemos mais de 150 embriões coletados, a maior parte foi transferida e o restante congelado para futuras transferências”, comentou o coordenador e responsável técnico do Cescage Genética.

O projeto é uma extensão do laboratório do Cescage Genética em Ponta Grossa, em uma parceria com Carlos José Krüssel Llano proprietário da Cabanã Py'Aguapyrenda, do Paraguai. O proprietário do Cescage Genética, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), José Sebastião Fagundes Cunha, comentou sobre o desenvolvimento destas pesquisas nacionais e internacionais. “Temos a grata satisfação de realizar diversas parcerias com vários criadores dentro e fora do país. Estamos conseguindo desenvolver as melhores raças de animais com o Cescage Genética”, disse. A grande novidade será desenvolvida em Castro, em parceria com um laboratório de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o Cescage Genética estará trabalhando com a fertilização in vitro em bovinos.

Entre os dias 19 a 25 de março, serão realizadas coletas de embriões em parceria com alguns criadores da Bahia. O objetivo é produzir de 200 a 300 embriões de 30 doadoras, para fazer o processo de transferência e congelamentos de embriões. Serão coletados de animais campeões e com excelência da raça Dorper. Todo o material será trazido para a Fazenda Escola Cescage, central do Cescage Genética.

 

Desenvolvimento de tecnologias

O Cescage Genética atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos e pesquisa a produção de embriões in vitro de ovinos e caprinos. Para isto, possui o Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), o Centro de Produção In Vitro de Embriões (CPIVE) e o Centro de Coleta e Processamento de Embriões (CCPE), todos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os pesquisadores realizam diariamente trabalhos desde a hospedagem de matrizes e reprodutores. Engloba desde a criação e multiplicação com as mais modernas tecnologias, com um Programa Permanente de Aperfeiçoamento constantemente aprimorando técnicas e serviços até a importação e exportação de sêmen, embriões, matrizes e reprodutores. O objetivo é abastecer o mercado de sêmen, embriões, prenhezes, matrizes e reprodutores de altíssima qualidade genética.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
AVISO: O portal aRede não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização