Paz é tema de produção textual em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Paz é tema de produção textual em Jaguariaíva

Sequência da atividade da Escola Luiz Vieira de Carvalho Mesquita aponta soluções para conflitos cotidianos.

Textos dos alunos
Textos dos alunos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sequência da atividade da Escola Luiz Vieira de Carvalho Mesquita aponta soluções para conflitos cotidianos.

O trabalho sobre a paz realizado junto ao quinto ano da Escola Municipal Luiz Vieira de Carvalho Mesquita trouxe um debate importante sobre os meios e mecanismos que podemos alcançar a comunhão entre todos, eliminando a violência e os malefícios sociais. Sobretudo, na fase de desenvolvimento cognitivo que se encontram as crianças, este assunto torna-se ainda mais relevante, sendo instrumento pedagógico para influenciar diretamente na futura geração.

A atividade proposta pela professora Cynthia Teixera da Silva Lazzari envolveu a confecção de cartazes, além da produção textual. Para refletir, algumas questões foram levantadas: ‘a paz nasce sozinha’? ‘Como devemos fazer para cultivar a paz’? ‘O nosso país não está envolvido em guerras, mas é possível afirmar que os brasileiros vivem em paz’?

A discussão, que ocorreu em grupo, elencou alguns locais em que é possível ver a falta de paz – subsequentemente, a violência – no cotidiano. O próprio lar foi um dos locais indicados, como no convívio escolar e, como muito se vê, no trânsito. Espaços públicos, como estádios de futebol, também foram citados.

Dividido em duas aulas, a discussão foi levantada e retomada pelo quinto ano. Com o término dos trabalhos, Cynthia aponta que eles foram expostos pelo espaço físico da instituição de ensino. Algumas destas produções textuais você pode conferir abaixo. E, para ver tudo o que acontece na Luiz Vieira de Carvalho Mesquita, acesse o blog  através deste link. 

Autora: Ana Júlia Washington

“A diferença da paz e da violência

A paz é uma coisa que se começa dentro de casa com os pais. Se a criança presenciar violência, ela vai crescer violenta. E, se ela presenciar paz, ela vai pegar isso como exemplo. Com a paz a gente vive sem problemas. Se uma pessoa for mal-educada com você, não pague com a mesma moeda: seja educado. Com a paz, a gente vive melhor. Com a violência, vai gerar tristeza e briga. Cultive a paz e não a violência”.

Autor: Bruno Phellipe Ferreira

“A paz e a violência

A paz é muito importante para as pessoas, porque gera felicidade, amor e todos acordam com sorriso no rosto. Mas, também, existe violência que pode gerar raiva, mortes, brigas, infelicidades e outras coisas ruins. A paz é melhor para todos nós porque se você respeitar as pessoas, elas também vão te respeitar e é melhor conviver com a paz”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE