Pinturas rupestres ligam alunos a pré-história | aRede
PUBLICIDADE

Pinturas rupestres ligam alunos a pré-história

Atividade com tinta e papel amassado foi tema de entrevista da professora de Arte da Escola Santa Terezinha, em Imbituva.

VÍDEO
| Autor: Dhiego Tchmolo

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade com tinta e papel amassado foi tema de entrevista da professora de Arte da Escola Santa Terezinha, em Imbituva.

Um trabalho que uniu duas épocas distintas, mas com um mesmo fim: a pintura. Na disciplina de Arte da Escola Municipal Santa Terezinha, em Imbituva, esta ligação histórica foi o que conduziu a atividade artística. Coordenados pela professora da disciplina, Marisete Ribas, os estudantes puderam reproduzir as famosas pinturas rupestres, métodos primitivos de comunicação e significação de símbolos.

Com um campo amplo de informações e estudo que a área permite, a produção seguiu através de pinturas realizadas em papel, buscando aproximar com as representações artísticas da pré-história. Este tipo de pintura realizado pelos nossos antepassados é massivamente encontrado em cavernas, em diversas regiões do mundo.

“Em geral, trazem representações de animais, plantas, pessoas e sinais gráficos abstratos. Pensa-se corretamente que possam ilustrar cenas de caça, ritual, cotidiano, ter caráter mágico, e expressar, como uma espécie de linguagem visual, conceitos, símbolos, valores e crenças”, explica a professora do 5º ano, Sirlei Kovalski.

Para explicar um pouco mais sobre a atividade desenvolvida em sala de aula, Sirlei e a pedagoga da Escola Santa Terezinha, Arilde Filipack, entrevistaram Marisete sobre o trabalho artístico ‘interdisciplinar’ – envolvendo história e pintura. As perguntas ficaram por conta da repórter do 5º ano, Kemely Lorrana Caim, que levantou diversas questões acerca do tema e do trabalho.

Questionada sobre do que se trata a arte rupestre, quais imagens estão presentes e quais seus significados, Marisete explica que são os desenhos e símbolos utilizados nas cavernas. “Essas imagens tratam do cotidiano dos homens da caverna; tudo que eles viviam. (Ela) traz a história da arte. Essa cultura é fundamental porque registra como fosse o diário antigo dos homens das cavernas”, comenta a docente.

Por fim, foram apresentados os materiais utilizados durante a atividade: o papel amassado representava a textura das paredes das cavernas, onde os estudantes fizeram desenhos sobre eles. Também foram feitos trabalhos à base de tinta de barro, água e cola branca, como explica Marisete. Para conferir a galeria completa de fotos e o relato da professora, acesse o blog escolar da Escola Santa Terezinha através deste link.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE