Vamos Ler apresenta novidades para o 2º semestre | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler apresenta novidades para o 2º semestre

Entrevistas, informativos, escolas estaduais e vídeos ganharão mais destaque no semestre.

E-books está entre as novidades do próximo semestre
E-books está entre as novidades do próximo semestre -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Entrevistas, informativos, escolas estaduais e vídeos ganharão mais destaque no semestre.

Uma década é o recorte temporal que compreende dez anos. Neste período, uma série de eventos pode ocorrer, mudando os rumos e a história de diversos povos. Transformações políticas, sociais e culturais estão entre os fatores mutáveis que podem trazer novas perspectivas, sejam elas benéficas ou não, a todo um grupo. Na educação, isto não é diferente: uma década pode representar avanços significativos e marcas que refletirão nas próximas gerações.

O Vamos Ler – Geração Digital, em 2017, completa seus primeiros dez anos com uma história consolidada, sempre inovando de acordo com as mudanças – principalmente as tecnologias. Foi assim que o projeto de mídia e educação, criado em 2008, passou por mudanças que culminaram, neste ano, num formato totalmente digital, explorando os conteúdos presentes na rede mundial de computadores e, claro, no avanço iminente dos dispositivos móveis de última geração.

O primeiro semestre de 2017 refletiu bem a mudança do projeto: professores, equipe pedagógica e escolas passaram a se integrar diretamente com o Vamos Ler – Geração Digital a partir de ferramentas que utilizem a web, mesmo com muitas instituições de ensino não tendo aparato tecnológico para cumprir a demanda. Contudo, na educação, o esforço coletivo de todos que a integram possibilitaram mais de 120 produções em cinco municípios da região dos Campos Gerais – Ponta Grossa, Jaguariaíva, Imbituva, Carambeí e Tibagi.

Com toda esta linha de trabalho, o projeto busca avançar ainda mais. E, no segundo semestre, o Vamos Ler – Geração Digital mantém sua fórmula de sucesso, intercalando com novidades. Entre elas está a confecção de um e-book, disponível para download, de todas produções publicadas pelo projeto em 2017. Assim, professores, alunos, comunidade escolar e toda a sociedade pode acompanhar o que de melhor ocorreu na região.

A capacitação para as plataformas de vídeo e fotografia, que já se mostraram viáveis no primeiro semestre, ganharão mais qualidade técnica, além de informações anexadas ao conteúdo publicado. Outro ponto é a inclusão de escolas estaduais: em Ponta Grossa e Imbituva, com as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, respectivamente, o projeto retorna ao Ensino Fundamental II, dando mais opções ao leitor e buscando integrar toda a rede de ensino.

Os professores também ganharam mais destaque: entrevistas que retratem como são realizados os trabalhos e as demandas, sempre em grande número, que necessitam, terão um espaço na editoria do Vamos Ler – Geração Digital. Com relatórios semanais, todos os leitores poderão acompanhar o que aconteceu no projeto durante a semana. Tudo para aproximar ainda mais a educação das mídias digitais.

O Vamos Ler – Geração Digital nasceu com uma proposta educacional e nela se fortaleceu nestes 10 anos. Com os avanços e a parceria com um dos maiores portais de notícias digitais do Paraná – aRede – o objetivo principal, que norteou o projeto desde o começo do ano, deixará de ser apenas a relação entre mídia e educação, e tomará a forma de ferramenta pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento das próximas gerações e sua relação com a comunicação.

Envio de materiais é 100% digital

Em Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais, o sistema de ensino trabalha com o formato dos últimos nove anos do Vamos Ler: jornais impressos. Mesmo assim, junto aos outros quatro municípios do projeto, uma característica marca o envio de produções: todas elas, sem exceções, são enviadas através de plataformas digitais. Com o advento de aplicativos de mensagens em dispositivos móveis, como o Whatsapp, as distâncias foram encurtadas e o relacionamento ficou mais estreito.

Assim, trabalhos, sugestões, dúvidas e críticas são feitas exclusivamente pela web, permitindo agilidade no atendimento as escolas. E, claro: os e-mails, ferramenta pioneira no envio de mensagens, continua sendo o principal suporte no envio de arquivos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE