Mídia fortalece união com o ensino no Vamos Ler | aRede
PUBLICIDADE

Mídia fortalece união com o ensino no Vamos Ler

Confira a primeira parte da retrospectiva que traz as principais atividades que relacionaram comunicação e educação nos Campos Gerais neste primeiro semestre.

Amplitude do conhecimento passou por trabalhos com comunicação
Amplitude do conhecimento passou por trabalhos com comunicação -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Confira a primeira parte da retrospectiva que traz as principais atividades que relacionaram comunicação e educação nos Campos Gerais neste primeiro semestre.

O Vamos Ler – Geração Digital chega ao fim da retrospectiva do primeiro semestre com aquilo que é mais destaque no projeto: o envolvimento entre mídia e educação nos Campos Gerais. Com uma matéria específica sobre os trabalhos com Jornal da Manhã, método consagrado nos primeiros nove anos da década de trabalhos, vamos conhecer um pouco mais sobre a utilização de ferramentas jornalísticas junto aos alunos da rede municipal de ensino. Esta é a primeira parte da retrospectiva, então fique atento para novas produções. 

O primeiro destaque ocorreu logo em março: Eduarda de Almeida, Entony Mauricio, Matheus Henrique Rodrigues dos Santos e Karoline, da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, puderam realizar uma entrevista gravada com o agente de saúde Luís Cláudio sobre a dengue. Portando microfone e anotações, eles puderam atuar como verdadeiros construtores da notícia. 

Ponta Grossa foi o palco das seis posteriores produções que aconteceram relacionados a mídia e educação. Na Escola Minervina França Scudlarek, os estudantes puderam fazer entrevistas entre si com perguntas pré-estabelecidas, como ‘qual seu maior desejo’. As respostas mostram a ânsia das crianças em relação ao mundo em que vivem. 

O mesmo formato foi utilizada na Padre José Bugatti: desta vez, contudo, as entrevistas eram direcionadas a um tema específico. O escolhido foi o bullying, onde os estudantes perguntaram e responderam se já sofreram este tipo de violência e quais foram os procedimentos após o fato. A professora responsável pela turma gravou as entrevistas.

Já na Zilá Bernadete Bach, os alunos puderam entrevistar o coordenador do projeto, Dhiego Tchmolo, sobre temas acerca do jornalismo e métodos para produzir um jornal em sala de aula. Participaram todos os estudantes, com perguntas que variavam entre questões técnicas e dúvidas sobre como funciona o trabalho de um profissional da comunicação.

Na Major Manoel, também realizada através de vídeo elaborada pela docente responsável pela turma, foram elencados temas como nome, idade, profissão dos pais, disciplina favorita, hobby, entre outros questionamentos.

A atividade também teve o auxílio do Jornal da Manhã. Na sequência ponta-grossense, a escola Kazuko Inoue elaborou um projeto da mesma forma.

Por fim, nesta primeira parte, ainda houve uma matéria do portal aRede utilizada na escola Senador Flávio Carvalho Guimarães sobre um assalto flagrado por uma câmera de segurança numa panificadora de Ponta Grossa. Uma conversa sobre a violência colocou os alunos de frente com a notícia.

COnfira os destaques através dos links abaixo:

http://arede.info/vamos-ler/149602/alunos-realizam-entrevista-sobre-a-dengue
http://arede.info/vamos-ler/152264/entrevista-entre-estudantes-ocorre-em-pg
http://arede.info/vamos-ler/152407/noticias-sobre-bullying-viram-entrevistas-em-pg
http://arede.info/vamos-ler/152388/estudantes-realizam-entrevista-por-videoconferencia
http://arede.info/vamos-ler/152576/entrevista-e-tema-de-atividade-em-ponta-grossa
http://arede.info/vamos-ler/152909/atividades-envolvem-reportagem-e-entrevista-em-pg
http://arede.info/vamos-ler/156556/noticia-sobre-assalto-e-debatida-em-escola-de-pg
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE