UEPG realiza Festival da Matemática de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

UEPG realiza Festival da Matemática de Ponta Grossa

A organização do evento convida o público a participar de atividades que vão despertar novas formas de vivenciar e descomplicar a matemática

Imagem ilustrativa da imagem UEPG realiza Festival da Matemática de Ponta Grossa
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Crianças, adolescentes e adultos podem apresentar atividades no I Festival da Matemática em Ponta Grossa que tem programação nos dias 25 e 26 de agosto de 2017, com cerimônia de abertura, às 19h, no Anfiteatro Municipal Eunice Miró Guimarães Cordeiro (Rua Bonifácio Ribas, 320, Vila Coronel Cláudio, Uvaranas (anexo à Escola Municipal Coronel Cláudio). O evento é uma realização do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, do Núcleo Regional de Ensino-Ponta Grossa e da Secretaria Municipal de Educação (SME), contando com o apoio dos cursos de Licenciatura em Matemática e do Bacharelado em Matemática Aplicada, do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) e da Prefeitura de Ponta Grossa.

A organização do evento convida o público a participar de atividades que vão despertar novas formas de vivenciar e descomplicar a matemática. O festival abre espaço para oficinas, brincadeiras, jogos, matemática e materiais manipuláveis e pôsteres. Os trabalhos terão apresentações em grupo – e também individuais. Com orientação dos organizadores, os trabalhos inscritos deverão trazer para o evento algo prático, atrativo para a comunidade e para todas as idades. O que os organizadores desejam é desmistificar a matemática, mostrá-la viva e próxima de todos.

A certificação das atividades será de 20/horas/dia. Desse modo, os trabalhos que tiveram apresentações na sexta-feira (25 de agosto) e no sábado (26 de agosto) terão certificados de 40 horas. Os certificados serão entregues apenas aos autores que apresentarem o trabalho. Os trabalhos aceitos para o festival serão divulgados, nesta quarta-feira (16 de agosto). Do comitê organizador da primeira edição do Festival da Matemática em Ponta Grossa, participam Airton Kist, Elisangela dos Santos Meza, Giuliano Gadioli La Guardia, Margarete Aparecida dos Santos, Marli Terezinha Van Kan e Wanderley Aparecido Cerniaukas (UEPG); Annaly Schewtschik (SME); Sandra Mara Dias Pedroso e Saulo Rosa (NRE).

No Parque Ambiental serão montadas tendas, próximo a concha acústica, e disponibilizadas mesas e cadeiras para apresentações de trabalhos.

O Festival da Matemática de Ponta Grossa é uma atividade do Festival da Matemática do Paraná e do Biênio da Matemática em Ponta Grossa - 2017/2018 (bieniomatpg).

Eventos do Biênio da Matemática

Com a chamada “A Matemática Potencializando o Mundo”, o Brasil destaca que, em 2017-2018, os eventos internacionais mais importantes do mundo da matemática ocorrerão no país. São dois anos de eventos e ações que colocarão a matemática, ciência e tecnologia no foco da comunicação – contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano. Como parte da agenda positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, o Brasil instituiu a Lei “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa. O período registra a realização de inúmeros eventos nacionais, como o Festival da Matemática; e também sediara a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017), e o renomado Congresso Internacional de Matemática (ICM 2018).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE