Caixa fecha ‘Unidade de Governo’ em PG | aRede
PUBLICIDADE

Caixa fecha ‘Unidade de Governo’ em PG

Setor destinado a liberar financiamentos e verbas para o setor público será encerrado em 90 dias. Lideranças políticas se dividem diante do fechamento

VÍDEO
| Autor: Afonso Verner

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Caixa Econômica Federal (CEF) decidiu pelo fechamento da Unidade de Governo do banco em Ponta Grossa. O encerramento das atividades deve acontecer em 90 dias – o setor é responsável direto por liberações de recursos e financiamentos para 67 cidades da região. O fechamento foi confirmado pelo Sindicato dos Bancários e os funcionários deverão ser transferidos Curitiba, em uma unidade que irá centralizar as demandas do setor governamental.

A reportagem do Jornal da Manhã questionou a CEF sobre o fechamento, mas não houve retorno da assessoria de comunicação em tempo hábil. A preocupação de lideranças e sindicalistas é que o fechamento da Unidade de Governo prejudique a liberação de recursos e o atendimento do banco que é um dos principais financiadores de obras e investimentos no setor público.

Para o deputado federal Aliel Machado (REDE), o encerramento da unidade é “mais um erro do Governo Temer”. Aliel lembrou que o acompanhamento técnico e a busca de informações sobre liberação de emendas sairá prejudicado. “Esse é mais um equívoco do Governo que quer economizar cortando custos onde não deve, isso prejudica os municípios e a população de maneira evidente”, protestou o parlamentar.

Segundo Marcos Constantin, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa, afirmou que a Unidade de Governo da CEF na cidade tem 19 funcionários e que o banco garantiu a manutenção das funções gratificadas dos colaboradores caso os funcionários concordem com uma mudança para Curitiba. “O Banco também se disponibilizou em contribuir com uma ajuda de custo para a mudança de endereço”, explicou o sindicalista.

Já para o deputado federal Sandro Alex (PSD) o fechamento da Unidade de Governo não trará prejuízos diretos ao público. “As informações que tenho dão conta de que essa mudança estrutural acontece em todo o Brasil e que a superintendência, uma conquista minha do meu mandato anterior, seguirá ativa e dando conta das demandas dos Campos Gerais”, garantiu o parlamentar.

O fechamento da Unidade é visto com preocupação pelos prefeitos dos Campos Gerais, já que esse era a principal instância no encaminhamento técnico da liberação de recursos e aportes financiados pela Caixa Econômica.

Aliel afirma que CEF estuda fechar agências

O deputado federal Aliel Machado (REDE) lamentou ainda o planejamento da Caixa Econômica Federal em fechar agências bancárias em todo o Brasil – o fechamento de unidades em Ponta Grossa não foi confirmado. “O fechamento da Unidade de Governo é extremamente preocupante e mostra que a aposta é enxugar ainda mais as estruturas e prejudicar o atendimento ao público”, explicou o deputado. Recentemente uma unidade do Banco do Brasil (BB) foi fechada na Nova Rússia, mesmo após protestos da classe política e de lideranças do terceiro setor.

Dependência

Aliel lembrou ainda que o fechamento de unidades de órgãos federais em Ponta Grossa destaca ainda mais a dependência que os municípios tem da União. “Os municípios são reféns do Governo Federal em vários sentidos e o fechamento de unidades bancárias, por exemplo, mostra que a União não está cumprindo seu papel”, criticou Machado. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE