Debate entre prefeituráveis lota auditório da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Debate entre prefeituráveis lota auditório da UEPG

Evento reúne pela primeira vez os cinco prefeituráveis para debater ideias e propostas para a cidade

Imagem ilustrativa da imagem Debate entre prefeituráveis lota auditório da UEPG
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pela primeira vez, os cinco candidatos a prefeito de Ponta Grossa em 2016 se reuniram para debaterem ideias e propostas para a cidade. O debate é realizado pelo Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e lotou o auditório  do Campus Central da instituição. 

“A organização do debate tem sido feita conforme determina a Lei Eleitoral. Primeiro, a organização elaborou uma proposta e a apresentou aos assessores das candidaturas, em reunião convocada previamente às cinco candidaturas majoritárias. As propostas foram discutidas e aprovadas em duas reuniões, que teve a presença de representantes de quatro entre as cinco candidaturas”, explicou a professora do Mestrado em Jornalismo, Hebe Gonçalves, uma das organizadoras do evento. 

A coordenadora do Mestrado em Jornalismo, Karina Janz Woitowicz, destaca que a realização do “debate na UEPG é um importante espaço para tornar público as propostas de gestão dos candidatos”. Karina destacou ainda que, “ao apoiar esta iniciativa, a Universidade contribui para ampliação dos espaços de participação política”. O debate é aberto a toda comunidade. 

O radialista Juca Francisquini fará a mediação do debate, que contará com seis blocos. No primeiro bloco, cada candidato tem um minuto e trinta segundos para apresentações pessoais e da proposta de campanha. No segundo bloco, o mediador sorteia uma única pergunta para os cinco candidatos, que terão dois minutos para resposta. Para esse bloco, as perguntas foram elaboradas pela organização do debate a partir de 13 temas. Esse bloco contará com duas rodadas de perguntas. 

No terceiro e quinto blocos, os candidatos farão perguntas entre si de temas livres, com dois muitos para cada resposta. Cada candidato só poderá perguntar e responder uma única vez. O candidato que respondeu não pode fazer pergunta para aquele que o perguntou. Nesses dois blocos, haverá direito a uma réplica e uma tréplica, por 45 segundos cada uma delas. 

No quarto bloco, o mediador sorteia uma pergunta para cada candidato, que terá dois minutos para resposta. As perguntas para esse bloco foram elaboradas pelas entidades parceiras da organização do evento. Serão sorteadas cinco perguntas elaboradas pelas entidades, uma para cada candidato. No sexto e último bloco, cada candidato terá dois minutos para considerações finais.

Criado em 2013, o Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG realiza o segundo debate entre candidatos à eleições nacionais. O primeiro foi em 2014, entre os candidatos de Ponta Grossa às eleições para deputados federal e estadual. Mas desde 1996, o Curso de Jornalismo tem participado de iniciativas como essas em parcerias com outras entidades, como Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos da UEPG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE