"Eleitor do Futuro" leva seis mil estudantes às urnas | aRede
PUBLICIDADE

"Eleitor do Futuro" leva seis mil estudantes às urnas

Projeto acontece a partir de amanhã
Projeto acontece a partir de amanhã -

Seis mil estudantes das escolas que participam do projeto Eleitor do Futuro vão às urnas nesta quinta-feira. Projeto é realizado pela Vara da Infância e Juventude Ponta Grossa.

Os cerca de seis mil estudantes, de 10 a 16 anos, das 16 escolas públicas e particulares que participam do projeto Eleitor do Futuro vão nesta quinta-feira (11), das 8h às 16h30, às urnas eleger partidos políticos. As eleições vão mobilizar 32 sessões eleitorais e cerca de 120 alunos desempenharão as funções de mesários e auxiliares da Justiça Eleitoral.

A totalização dos votos acontecerá no próximo dia 15, às 15h30, no Fórum Eleitoral, com a presença dos eleitores do futuro, representantes dos partidos criados, apoiadores, servidores do TRE e da Escola Judiciária do Paraná, além do presidente do TRE, Luiz Fernando Tomasi Keppen e da juíza da Vara da Infância e Juventude e coordenadora do projeto, Noeli Tavares Reback.

O projeto Eleitor do Futuro-Edição 2016 é realizado pela Vara da Infância e Juventude Ponta Grossa, em parceria com o TRE e a Escola Judiciária Eleitoral.  Os estudantes participaram de diversas atividades pedagógicas, aderiram a cinco partidos pré-definidos pela organização do projeto e elaboraram propostas dentro da área de cada assunto. Os partidos são : Partido Vida e Saúde – PVS; Partido Liberdade, Respeito e Dignidade – PLRD; Partido do Esporte, Lazer e Integração da Comunidade – PELI; Partido Educação, Profissionalização e Cultura – PEPC; Partido da Segurança Pública e Combate à Violência – PSP.

Simulando o processo eleitoral houve a filiação aos partidos, a escolha dos candidatos e a formulação de propostas para compor as plataformas de campanha. Os estudantes receberam títulos de eleitor do projeto, lacraram as urnas e participaram de treinamento de mesários.

O partido com mais votos será diplomado e suas propostas serão entregues ao Prefeito e Vereadores eleitos na solenidade de diplomação das eleições oficiais, com pedido para implementação na próxima gestão.

O objetivo do projeto é promover o exercício da cidadania, possibilitando vivências educativas sobre democracia e exercício de direitos.  “Nós buscamos o envolvimento responsável dos adolescentes, com as implicações éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto”, explica a juíza Noeli Reback.  Ela ressalta ainda que os jovens estão se mostrando atentos com o momento político atual e a importância da cidadania.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE