Grupo SOE reforçará segurança em presídios de PG | aRede
PUBLICIDADE

Grupo SOE reforçará segurança em presídios de PG

Ponta Grossa será a quinta cidade do Paraná a receber o Grupo de Seção de Operações Especiais (SOE) do Departamento de Execução Penal (DEPEN). O grupo tem a finalidade de atuar em eventos críticos que possam acontecer no interior de penitenciárias, cadei

SOE reforçará a segurança na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa
SOE reforçará a segurança na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa -

Grupo de Seção de Operações Especiais (SOE) é considerada a elite do sistema prisional e atua em eventos críticos que possam acontecer no interior de penitenciárias. SOE deve atuar em PG a partir de novembro.

Ponta Grossa será a quinta cidade do Paraná a receber o Grupo de Seção de Operações Especiais (SOE) do Departamento de Execução Penal (DEPEN). O grupo tem a finalidade de atuar em eventos críticos que possam acontecer no interior de penitenciárias, cadeias públicas e carceragens. O SOE é considerado o grupo de elite do sistema prisional, que atua com armas e técnicas não letais, para contenção de crises e ordenamento interno de procedimentos de segurança.

                Atualmente, o SOE possui bases na região metropolitana de Curitiba (Complexo Prisional de Piraquara), Cascavel, Maringá e Londrina. A Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) e a Cadeia Pública Hildebrando de Souza serão contempladas com a o órgão – que é pedido antigo da direção das unidades penais. “Estamos nos mobilizando para que o grupo seja efetivado na cidade de Ponta Grossa, pelo elevado número de unidades na região dos Campos Gerais e principalmente em nossa própria cidade”, informou a PEPG através de nota.

                A atuação do grupo também deve desafogar a atuação de equipes da Polícia Militar nos momentos de crise penal visto que, atualmente, a Tropa de Choque é acionada para solucionar os problemas. “Vai ser uma grande conquista para a região. O SOE faz um excelente trabalho nas outras cidades do Paraná, porque evita a depredação do patrimônio público, além de evitar a violência e as mortes dentro do sistema prisional”, conta o vice-diretor da PEPG, Maurício Ferracini.

                De acordo com Ferracini, a partir de agosto o curso de formação do SOE deve começar a selecionar os agentes penitenciários que participarão do grupo. “Os agentes vão passar por um curso com uma parte física forte e com um período de internato em Curitiba”, explica o vice-diretor. Com a conclusão do curso, Ferracini prevê que entre outubro e novembro o SOE já esteja atuando em Ponta Grossa.

                O evento de apresentação do Grupo SOE acontece nesta terça-feira (21), às 18h30, no prédio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE