PG recebe o III Festival de Contação de História | aRede
PUBLICIDADE

PG recebe o III Festival de Contação de História

Está chegando a vez de Ponta Grossa tornar-se palco de um dos maiores eventos de contação de histórias do país.

Festival começa no dia 18 deste mês
Festival começa no dia 18 deste mês -

Festival de Contação de História acontece de 18 a 20 de abril e terá atividades em Ponta Grossa, Irati, Castro, Carambeí e União da Vitória.

Está chegando a vez de Ponta Grossa tornar-se palco de um dos maiores eventos de contação de histórias do país. De 18 a 20 desse mês, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, em parceria com o Núcleo de Contadores de Histórias, realiza o III Festival Nacional de Contadores de Histórias de Ponta Grossa, que este ano terá atividades também nas cidades de Irati, Castro, Carambeí e União da Vitória.

                A abertura oficial acontece de forma festiva no dia 18 às 19h30, no Cine-Teatro Ópera, com a participação de Silvestre Alves, o ‘Cancioneiro da Rota’, recepcionando os convidados com repertório da cultura paranaense. São esperados mais de 50 profissionais do Brasil e do exterior. O festival ganhou repercussão nacional e projeta as ações culturais realizadas na região no cenário artístico brasileiro. Além de contadores visitantes, o evento conta com a participação de 20 profissionais nacionais, selecionados por edital, e 15 contadores locais e regionais. Todos eles passarão por escolas, asilos, faculdades, projetos de leitura, praças e teatros levando a arte de contar histórias para um público estimado em mais de 15 mil pessoas.

                A comunidade em geral poderá participar dos ‘Contos do Mundo’, nos dias 19 e 20 às 19h30, no Cine-Teatro Ópera, com entrada gratuita. Falas Interativas e Oficinas reunirão expressivos nomes da literatura nacional e internacional, com foco na Narração de Histórias, a partir das temáticas ‘Ancestralidade’ e ‘Diversidade Cultural’. Participam do evento a escritora indígena e embaixadora da Organização das Nações Unidas para os Povos Indígenas, Eliane Potiguara (Rio de Janeiro/RJ), o escritor e griot Ikechukwu Sunday Nkeechi (Nigéria), a escritora e promotora da literatura latino-americana Gloria Kirinus (Peru), a escritora e formadora de contadores de histórias, proprietária da Editora Aletria e coordenadora da Academia Mineira do Livro, Rosana Mont´Alverne (Belo Horizonte/MG), a origamista Irene Mitsue Tanabe (de São Paulo/SP), o griot e pesquisador da cultura afro-brasileira Macedo Griot (Nilópolis/RJ) e o arte educador e mediador de leitura Lucas Buchile (Curitiba/PR).

                A comunidade escolar (docente e em processo de formação), bem como profissionais afins, poderá participar gratuitamente das Falas Interativas e Oficinas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3901-1588

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE