56º Jogos Universitários iniciam nesta sexta na UEPG | aRede
PUBLICIDADE

56º Jogos Universitários iniciam nesta sexta na UEPG

Atletas de 16 instituições de ensino superior disputam a edição. UEPG é a única instituição inscrita em todas as modalidades.

Imagem ilustrativa da imagem 56º Jogos Universitários iniciam nesta sexta na UEPG
-

Atletas de 16 instituições de ensino superior disputam a edição. UEPG é a única instituição inscrita em todas as modalidades.

Atletas de 16 instituições de ensino superior disputam os 56º Jogos Universitários do Paraná – JUPs, a partir desta sexta-feira (22), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A abertura acontece às 20 horas, no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas, com desfile dos atletas e cerimonial olímpico. A competição integra o calendário de jogos oficiais do Paraná e tem chancela da Secretaria de Esporte e Turismo (SEET), Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU).

De acordo com o diretor da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), professor Carlos Alberto de Oliveira, esta é a primeira vez que a UEPG sedia os Jogos Universitários do Paraná. Ele destaca a oportunidade de colocar a instituição na rota dos eventos esportivos estaduais, lembrando que a UEPG promove os Jogos Estudantis da Primavera (JEP), que também fazem parte dos jogos oficiais do estado e, neste ano, terão sua 61ª edição ininterrupta. Ressalta ainda a meta de resgate dos JUPS como ambiente de desenvolvimento do esporte de rendimento do Paraná.

Entre atletas e dirigentes, os JUPs vão reunir mais de 1,2 mil pessoas de instituições públicas e particulares. O objetivo é desenvolver e estimular as práticas esportivas no meio universitário e congregar os estudantes paranaenses pelo intercâmbio social e esportivo. Os atletas vão se envolver nas disputas de 12 modalidades (badminton, basquete 3x3, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquete, futsal, handebol e voleibol.

As disputas das modalidades individuais se concentram no sábado (23) e domingo (24), nos turnos da manhã, tarde e noite. Já as modalidades coletivas, terão as fases classificatórias no sábado e domingo, seguindo as disputas até quinta-feira (28) coma realização da finais e encerramento da competição. Os jogos ocorrerão no Ginásio de Esportes, Pavilhão de Educação Física, Piscina e Colégio Agrícola, no Campus Uvaranas; Oscar Pereira, Zukão, Marista, Sepam, Borell, Sagrada Família, Sesc e Ponta-Lagoa. As delegações ficarão alojadas em colégios estaduais, 13º BIB e 8º RCC.

Apenas a UEPG, como anfitriã, tem atletas e equipes inscritos em todas as modalidades no feminino e masculino. São 218 atletas e 22 dirigentes, totalizando 240 pessoas. Depois vêm as delegações da Unicesumar, com 168 pessoas; Unicentro/Irati, 165; PUC/Curitiba, 164; UEM, 155; UFPR, 143; UEL, 103; FAG/Cascavel, 96; UniCuritiba, 89; Unioeste/Cascavel, 74; Unipar/Cianorte, 52; Positivo/Curitiba, 46; Guairacá/Guarapuava e Fetecie/Paranavaí, 24; e Inspirar/Curitiba, 13 pessoas.

As equipes da UEPG serão comandas pelos técnicos Paulo Bodão Soares, basquete masculino e feminino e basquete 3x3 masculino e feminino; Fabiano Castro, handebol masculino; Margarete Ruppel, handebol feminino; Wilson Bian Júnior, futsal masculino; Carlos Malaquias, futsal feminino; João Aplewicz, vôlei feminino e masculino; Sandro Biedermann, badminton feminino e masculino; Gabriel Quadros, natação masculino e feminino; Fabiano Gioppo, tênis de mesa masculino e feminino; Lucas Silvestre, xadrez; Luiz Henrique Honesko, judô; e Felipe Hilgemberg, vôlei de areia.

Na realização da competição, a Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) da UEPG conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes, 13º BIB, 8º RCC, Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Departamento de Educação Física e Colégio Agricola Augusto Ribas.

A programação dos JUPs está disponível em https://www.fpdu.com.br/

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE