Como era o mundo quando o Operário disputou a Série C? | aRede
PUBLICIDADE

Como era o mundo quando o Operário disputou a Série C?

Última participação do Fantasma na Terceira Divisão foi em 1993, há 24 anos

Muitos dos que estavam no estádio nesta segunda nem eram nascidos em 1993 | José Tramontin/Operário
Muitos dos que estavam no estádio nesta segunda nem eram nascidos em 1993 | José Tramontin/Operário -

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quando entrar em campo pela Série C do Campeonato Brasileiro, em 2018, serão completados 25 anos desde a última participação do Operário Ferroviário na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o Fantasma ficou no mesmo grupo que Londrina, Matsubara e União Bandeirantes, e ficou com a segunda posição do grupo – como apenas o líder avançava à próxima fase, o Operário se despediu da competição.

Lá se vão 24 anos – muitos dos que comemoraram a classificação sobre o Maranhão sequer eram nascidos quando o Fantasma defendeu as cores de Ponta Grossa na Terceira Divisão. Então, para eles e para quem anda com a memória fraca, como será que era o mundo em 1993?

Quer uma coincidência interessante? Naquele ano, o Brasil era governado por um presidente que assumiu após o afastamento do líder da chapa. Se hoje temos Michel Temer no lugar de Dilma Rousseff, há 24 anos era Itamar Franco quem assumia o cargo depois da renúncia de Fernando Collor de Mello, diante da votação do impeachment na Câmara dos Deputados. Foi Itamar quem sancionou a lei que estabeleceu um plebiscito que definiu a República Presidencialista como forma de governo no país (alguém falou em reforma política?).

Para o entretenimento, também foi um ano bastante movimentado. Na televisão, as novelas Renascer, Fera Ferida e Mulheres de Areia marcaram época e entraram para a história da teledramaturgia brasileira. E o mundo ficou encantado com o mundo criado por Steven Spielberg no clássico Jurassic Park, um dos filmes mais bem-sucedidos do cinema.

O mundo do esporte viu o São Paulo sagrar-se bicampeão da Libertadores e, no fim do ano, bicampeão mundial de clubes ao vencer o Milan na final. O Cruzeiro era campeão da Copa do Brasil e o Palmeiras conquistava mais um título nacional ao bater o Vitória na decisão.

Hoje, a Série C é muito diferente do que há 24 anos. Se mantiver para 2018 o regulamento usado neste ano, o campeonato será dividido em dois grupos com dez times em cada um, em um torneio regionalizado. Os quatro primeiros colocados de cada um passam para as quartas de final, enquanto os dois últimos de casa grupo caem para a Série D.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE