Finalmente, a Série C… | aRede
PUBLICIDADE

Finalmente, a Série C…

Mais de duas décadas depois, o Operário volta a figurar entre os 60 melhores times do Brasil

Nos braços da torcida, Fantasma celebrou retorno à Série C | José Tramontin/Operário
Nos braços da torcida, Fantasma celebrou retorno à Série C | José Tramontin/Operário -

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As lágrimas já se tornaram parte do ‘uniforme’ do torcedor do Operário, principalmente nos últimos dois anos. O alvinegro chorou de alegria em 2015, quando o time foi campeão paranaense pela primeira vez na história. Chorou mais tarde, no mesmo ano, quando viu o time ser eliminado pelo Remo nas quartas de final da Série D, a um jogo do acesso.

No ano seguinte, mais lágrimas com a tristeza de ver o Fantasma rebaixado no Campeonato Paranaense. O que poderia servir de alento foi a conquista da Taça FPF, meses depois, pelo time Sub-23, que garantiu a disputa da Série D em 2017. Mas as lágrimas de frustração voltaram à tona na disputa da Divisão de Acesso deste ano, quando o time falhou e teve que amargar mais um ano longe da elite do futebol paranaense.

Finalmente, o torcedor voltou a chorar de alegria. De emoção. De desabafo. São as lágrimas do alvinegro fanático, que sonhou em ver o time voltar a ser relevante em âmbito nacional depois de mais de duas décadas. Muitos deles, aliás, sequer eram nascidos na última vez em que o time de Vila Oficinas passou pela Série C. A centenária história do Operário Ferroviário ganhou mais um capítulo incrível, que uniu a cidade em torno de duas cores: preto e branco.

Ver o Germano Krüger abarrotado, com quase 9 mil pessoas, é algo que todos os que admiram o Fantasma sempre esperam. O Operário Ferroviário está na Série C, torcedor. A felicidade é tamanha que muitos ainda não pararam para pensar que o campeonato ainda não acabou. O Fantasma tem uma semifinal pela frente e pode coroar um ano que começou péssimo com um título nacional. Por que não? Se o acesso antes parecia distante, principalmente depois da campanha na Divisão de Acesso, agora se tornou uma realidade. O Operário chega a esta fase da competição com uma das melhores campanhas do campeonato e tem, sim, condições de pensar no título da Série D, para presentear o torcedor que o apoiou mesmo nas horas mais difíceis.

Mais do que um campeonato importante para disputar, a classificação para a Terceira Divisão permite ao Fantasma alçar voos maiores. A possibilidade de elaborar um planejamento para o ano todo é o principal deles. Montar uma equipe para jogar entre janeiro e maio, apenas no Estadual, é o que freia a maior parte dos clubes paranaenses, que não têm uma agenda de jogos que permita o entrosamento e o crescimento como equipe.

Esse planejamento pode ajudar até mesmo o Alvinegro de Vila Oficinas a retornar para a elite do futebol paranaense. Afinal de contas, se a diretoria conseguir montar um time pensando na disputa da Série C, o elenco naturalmente terá qualidade de sobra para superar os fracos rivais que devem vir pelo caminho na Divisão de Acesso do próximo ano. Esta certamente será uma das prioridades do time para 2018.

E a Taça FPF, que vinha sendo tratada como principal competição pela vaga na Série D, agora pode ser usada para fortalecer os jovens atletas do Fantasma. Os campeonatos de base devem ser pensados para formação de jogadores, e quando essa preparação é relegada a segundo plano pela necessidade de um título, a base fica enfraquecida, com um elenco montado apenas para a disputa daquele torneio e não pensando na continuidade do trabalho.

Por hora, é preciso comemorar, e muito. O Operário está na Série C e ainda pode chegar mais longe. Para isso, o apoio dos mais de 8 mil torcedores que compareceram ao Germano Krüger nesta segunda-feira será fundamental. Com a força da torcida alvinegra, o Fantasma pode voltar a sonhar alto…

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE