Dilma é reeleita em 2º turno mais acirrado da história | aRede
PUBLICIDADE

Dilma é reeleita em 2º turno mais acirrado da história

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em uma das votações mais acirradas da história brasileira, Dilma Rousseff (PT) foi reeleita presidente do Brasil com cerca de 52% dos votos - Aécio Neves ficou cerca de 48% dos votos. Com quase 96% das urnas apuradas, Dilma conquistou o cargo e será o presidente do Brasil por mais 4 anos.

No Paraná, Aécio teve 60,98% dos votos contra 39,% da petista. A disputa entre os candidatos foi marcada pela morte de Eduardo Campos (PSB), ascensão e queda de Marina Silva, além das agressões mútuas entre Dilma e Aécio.

Minas Gerais teve papel decisivo na eleição de 2014. Em São Paulo, reduto tucano, Aécio fez 8 milhões de votos a mais que Dilma, aproximadamente 64% a 36%. Em Minas Gerais, de um total de mais de 11 milhões de votos, Dilma ficou na frente por 500 mil, aproximadamente. No Brasil todo a dianteira de Dilma ficará pouco acima de 3 milhões de votos sobre Aécio.

Biografia de Dilma, coração valente

Mineira de Belo Horizonte, Dilma tem 66 anos e viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul, onde participou da criação do PDT, foi secretária municipal de Fazeda e estadual de Minas e Energia. Em Brasília, antes de chegar à Presidência da República, foi ministra de Minas e Energia (2003-2005) e da Casa Civil (2005-2010).

Durante o regime militar, Dilma integrou organizações de esquerda, como o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972 e foi torturada nesse período por órgãos da repressão. Foi casada durante mais de 30 anos com o advogado Carlos Araújo, pai de sua única filha, Paula.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE