Paraná já registrou 590 colisões entre carros e bicicletas em 2016 | aRede
PUBLICIDADE

Paraná já registrou 590 colisões entre carros e bicicletas em 2016

Segundo o Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros, de janeiro a abril de 2016, foram registradas 590 colisões entre automóveis e bicicletas no Estado. São 602 vítimas, sendo dez delas fatais. Seja pelos l

Acidentes entre carros e bicicletas causaram 10 mortes no Paraná em 2016
Acidentes entre carros e bicicletas causaram 10 mortes no Paraná em 2016 -

Sistema Digital de Dados Operacionais registrou 590 colisões entre automóveis e bicicletas, com 602 vítimas no Paraná. Dez pessoas morreram em acidentes do gênero.

Segundo o Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros, de janeiro a abril de 2016, foram registradas 590 colisões entre automóveis e bicicletas no Estado. São 602 vítimas, sendo dez delas fatais. Seja pelos limites de espaço ultrapassados pelos condutores ou por desatenção dos ciclistas, o desrespeito à ciclovia é considerado pelo Detran do Paraná uma das principais causas de acidentes. Este é o tema do vídeo divulgado neste domingo (15), dentro da campanha “31 dias para mudar o trânsito”, parte das ações para o Maio Amarelo. 

O depoimento, inspirado em fatos reais, é de um motorista de ônibus. “Nos primeiros quatro meses deste ano, foram 30 acidentes envolvendo ônibus e bicicletas no Paraná. A diferença de tamanho torna mais grave a colisão. Por isso, reforçamos, no trânsito o maior sempre deve cuidar do menor”, lembra o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

Calçadas e ciclovias

Com intenção de prevenir acidentes deste tipo e reorganizar o espaço urbano, o Governo do Paraná tem trabalhado nas duplicações e construção de calçadas e ciclovias. Obras estão sendo realizadas no trecho Pinhais - Piraquara (14 km), Colombo (6,5km), Estrada do Cerne (11km) e Litoral do Paraná (3,5km). 

Para os projetos que ainda serão executados estão programadas 51 quilômetros de ciclovias e 23 quilômetros de calçadas e ciclovias entre Matinhos e Praia de Leste (24 km), Curitiba e Rio Branco (23km) e Londrina e Guaravera (27 km). TRANSPORTE - A Coordenadora do Programa Ciclo Paraná, Daniela Janaína Pereira Miranda, conta que o Estado tem investido para implementar ações que consolidem a utilização da bicicleta não somente como meio de lazer e prática esportiva mas também como meio de transporte. 

O Ciclo Paraná tem promovido políticas estruturais por meio de educação no trânsito, relacionadas ao uso da bicicleta nas mais diversas situações. São seminários e outras ações educativas sobre os direitos e deveres no transito. Daniela explica, ainda, que um dos objetivos é fazer com que as pessoas entendam a importância do respeito e cidadania na prevenção de acidentes de trânsito. 

Parceria

Além do Detran Paraná, fazem parte do Ciclo Paraná os conselheiros do Conciclo, que reúne representantes de secretarias estaduais, Universidade Federal do Paraná, Sanepar, Copel, Federação Paranaense de Ciclismo, a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu – Ciclo Iguaçu. 

Maio Amarelo

O vídeo sobre acidentes com bicicletas faz parte da campanha do Detran-PR para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito. A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, movimento que busca a conscientização no trânsito. 

Foram criadas 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada, sobre atitudes que podem fazer a diferença. Desde o primeiro dia deste mês, no site www.detran.gov.br/maioamarelo é exibido um vídeo por dia, com um depoimento baseado em fatos reais. O tema também é explorado com matérias, infográficos, peças em sites e redes sociais. 

“Fizemos uma lista com as 31 principais causas de acidentes ou pontos de atenção no trânsito, incluindo as vistas como banais, como o uso indevido da buzina, ou o excesso de carga, por exemplo. São temas que nunca abordamos, não renderiam uma grande campanha, mas que passam a ser nosso foco durante aquele dia”, explica Marcos Traad. 

As informações são da Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE