Adapar suspende agrotóxicos com baixa eficiência | aRede
PUBLICIDADE

Adapar suspende agrotóxicos com baixa eficiência

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) suspendeu 67 marcas comerciais de agrotóxicos que apresentaram eficiência abaixo da média dos produtos cadastrados

Imagem ilustrativa da imagem Adapar suspende agrotóxicos com baixa eficiência
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) suspendeu 67 marcas comerciais de agrotóxicos que apresentaram eficiência abaixo da média dos produtos cadastrados. As marcas suspensas não poderão ser receitadas para o controle da ferrugem da soja, porém outras 24 marcas permanecem aptas para recomendação e serão reavaliadas na safra 2016/17. 
Esta medida, juntamente com a fiscalização do vazio sanitário e da calendarização da semeadura, foi adotada para proteger a cultura da soja do ataque da ferrugem asiática e preservar os ingredientes ativos que ainda a controlam. 
A Portaria Adapar (nº 91, 2105/2015) determina que, para um agrotóxico ser cadastrado no Paraná, um dos requisitos é que apresente eficiência de 80% de controle para a praga ou doença, ou no mínimo que tenha eficiência superior à média dos agrotóxicos já cadastrados. 
De acordo com as últimas publicações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a maioria dos agrotóxicos registrados para controle da ferrugem asiática da soja (doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi) está com baixa eficiência. A causa é a resistência do fungo aos princípios ativos dos agrotóxicos usados repetidas vezes ao longo dos anos. 
Avaliando as informações geradas pelo Sistema de Monitoramento de Comércio e Uso de Agrotóxicos no Estado do Paraná (Siagro), a Adapar confirmou que produtos ineficientes permanecem sendo utilizados em grande escala pelos agricultores, fato que gera elevação dos custos de produção, riscos de contaminação aos aplicadores e poluição, pois o agricultor terá que fazer repetidas aplicações se houver condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento do fungo. 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE