Comitê da Mulher quer “Programa para Jovens” em Imbaú | aRede
PUBLICIDADE

Comitê da Mulher quer “Programa para Jovens” em Imbaú

Município foi o 15º da região a receber a primeira etapa do “Eu Quero Mais! projeto de valorização da mulher e igualdade entre os sexos”.

Imagem ilustrativa da imagem Comitê da Mulher quer “Programa para Jovens” em Imbaú

Município foi o 15º da região a receber a primeira etapa do “Eu Quero Mais! projeto de valorização da mulher e igualdade entre os sexos”.

* Por Luciane Rosas

Formado nesta quarta-feira, o Comitê da Mulher de Imbaú já elencou sua primeira tarefa. Durante a primeira oficina do “Eu Quero Mais! Projeto de Valorização da Mulher e Igualdade entre os sexos” realizada no município, as participantes relataram a falta de segurança nas escolas e no seu entorno. “A questão das drogas está muito complicada aqui. Diariamente vemos pessoas com drogas na porta de nossas escolas”, relata Luciano Fátima, que felizmente é uma das mães que consegue levar e buscar sua filha para estudar. “Mas sei que a realidade de muitas mães não permite este cuidado”, avalia. Para tentar evitar que os jovens entrem no mundo das drogas, as mulheres começaram a pensar em ações em conjunto. Além de solicitar novas patrulhas para ampliar as rondas nos ambientes escolares, elas já visam atividades extras para os jovens de Imbaú. “Queremos as escolas mais seguras”, destaca Ana Rosa.

No “Programa para os Jovens” do Comitê, além de mante-los afastados das drogas, os jovens também seriam incentivados ao trabalho. “Como temos um sonho de começar um negócio para a produção de salgados, poderíamos inseri-los”, prevê Niva Ribeiro dos Santos, que com seus dois filhos, participou do encontro e já garantiu seu nome como representante das mulheres em Imbaú. Para a articuladora do Sesi, Glaucia Wesselovicz, as mulheres que participaram da oficina compreenderam a proposta do primeiro tema abordado “Despertando o Empreendedorismo”. “Além de reconhecer que cada uma delas pode fazer de suas qualidades um negócio para melhorar suas rendas, elas já estão aliando com o bem estar da comunidade. O que também é empreendedorismo”, explica, citando o empreendedorismo social.

A saúde foi outro assunto comentado durante a oficina do projeto “Eu Quero Mais!”. Médicos nos Postos de Saúde, e o atendimento de algumas especialidades como a pediatria estiveram em pauta. A falta de espaços de lazer no município foi outra dificuldade apontada pelas participantes. Além desses temas, como a grande parte das participantes atua no grupo de artesanato do Centro de Assistência Social (Cras) de Imbaú, a disponibilidade de uma Casa do Artesão para a venda de seus produtos também foi reivindicada.

Para a pedagoga e coordenadora do Cras, Juliana Martins, a possibilidade de discutir o empoderamento feminino e as novas possibilidades para as mulheres de Imbaú é muito importante. “Assim podemos construir e fortalecer os nossos direitos”, avalia. “Juntas é que conseguimos mudanças”, dispara, exaltando o futuro trabalho do Comitê da Mulher em Imbaú.

Conforme Glaucia, o “Eu Quero Mais!” estimula o conjunto, o viver em sociedade. “Com estes sonhos apontados pelas mulheres participantes das oficinas é que traçamos as primeiras metas dos Comitês”, explica a articuladora. O projeto “Eu Quero Mais! de valorização da Mulher e Igualdade entre os Sexos” é promovido pelo Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis dos Campos Gerais, em parceria com o Sesi e Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Imbaú foi o 15ª município a receber a primeira etapa da proposta.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE